Resumo

Título do Artigo

CENÁRIO ANALÍTICO CONTEMPORÂNEO DO USO DE MÉTODOS QUANTITATIVOS EM PESQUISAS SOBRE A PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO
Abrir Arquivo

Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - MARCELO LUDVICH
Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Pedra Branca Responsável pela submissão
2 - Sandro Vieira Soares
Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Palhoça
3 - Jacir Leonir Casagrande
- Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
4 - Cristina Martins
Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Administração

Reumo

Pesquisas científicas pregressas evidenciaram a reduzida exequibilidade em esfera global das pessoas com deficiência serem empregadas. A amplitude da temática da pessoa com deficiência no mercado de trabalho também se desvela na aplicação metodológica das técnicas quantitativas comuns às ciências sociais e, cruciais para a produção de resultados científicos. Revisar a produção de estudos incluindo os dados bibliométricos resultantes dos eixos temáticos buscados nas bases da CAPES estimula a qualidade das pesquisas no meio acadêmico e racionalizam a enumeração dos fenômenos.
Afim de investigar a correspondente narrativa, a seguinte questão de pesquisa foi delineada: como se estabelece o processo de aplicação dos métodos quantitativos adotados nas pesquisas sobre as pessoas com deficiência no mercado de trabalho? Como desdobramento, este trabalho se propõe a cumprir o objetivo de identificar os métodos estatísticos aplicados nas publicações de periódicos internacionais, no intervalo de 2012 a 2022 acerca das experiências vivenciadas pelo profissional com deficiência no mercado de trabalho.
A adoção dos métodos quantitativos na área das ciências sociais tem sido frequente em vários campos de estudos (DALLABONA et. al., 2011). Este processo sistemático, que segundo Fiorese (2003) possibilita o atingimento dos objetivos da pesquisa científica, compreende, mas não se limita às etapas empíricas da coleta, tratamento e análise dos dados. A estatística descritiva contribui para uma melhor interpretação dos dados por meio da aplicação de instrumentos gráficos, tabelas e medidas (SILVA, WANDERLEY & SANTOS; 2010).
Aplicada a este desenvolvimento, recorre-se a abordagem de pesquisa quantitativa para identificar padrões e informações relevantes (COOPER; SCHINDLER, 2016) de um portfólio bibliográfico. A pesquisa incorpora o levantamento bibliométrico em um corte temporal de 10 anos (2012 – 2022) e abarcou a relação contida na pessoa com deficiência e o mercado de trabalho. Para cumprir o intento estabelecido foram seguidos como protocolo de pesquisa os passos de coleta, triagem e análise da literatura identificada (DONATO, DONATO;2019). 22 artigos compuseram o portfólio final de análise.
Por meio da revisão sistemática da literatura, foram encontrados 22 artigos que formaram o portfólio bibliográfico. A estatística descritiva concentrou 70% das ocorrências, ratificando os estudos pregressos. Em 5 publicações foi factível constatar que a sua aplicação combinada com outros métodos. As variáveis “Disability” e “People With Disabilities” concentraram 13,83% do total de registros. O tipo de amostra com maior frequência foi a de amostragem aleatória simples presente em 54% dos casos. Foram detectados 7 softwares estatísticos distintos com predominância de uso do SPSS.
O presente estudo se limita à amostra da literatura internacional relevante no corte temporal de 10 anos resultante da etapa preliminar da revisão bibliográfica sistemática. Além de facultar a identificação dos métodos quantitativos adotados na literatura que se propõe a investigar as pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o presente trabalho contribuiu para confirmar quem são os autores proeminentes nas pesquisas e investigações aprofundadas sobre as pessoas com deficiência no mercado de trabalho
BARBETTA, P. A. Estatística aplicada às ciências Sociais. 9. ed. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2017. BRUYÈRE, S. M., & SALEH, M. C. (2018). Leveraging employer practices in global regulatory frameworks to improve employment outcomes for people with disabilities. Social Inclusion, 6(1), 18-28. BUHR, E. A. S., MARTINS, C., & DUTRA, A. R. D. A. (2021). Panorama do uso de métodos quantitativos em pesquisas para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável em instituições de ensino superior. CASTRO, C.M. (1977). A prática da pesquisa. In A prática da pesquisa (pp. 156-156).