Resumo

Título do Artigo

CONTABILIDADE E SUSTENTABILIDADE EM UNIVERSIDADES E EMPRESAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA DA ÚLTIMA DÉCADA
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Clayton dos Santos Lima
UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - Santa Maria Responsável pela submissão
2 - Debora londero Kieling
-
3 - Leticia Rigon
-
4 - Lucas Veiga Ávila
- Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Reumo

O campo da sustentabilidade evoluiu ao decorrer dos anos, muito em razão do desenvolvimento das cidades e da indústria. Desde a conferência de Estocolmo, conhecida por ser um dos primeiros eventos que teve como pauta as questões ambientais, realizada em 1972, tanto as empresas quanto as universidades perceberam a degradação ambiental como um fator importante para o desempenho e desenvolvimento das atividades das instituições.
Com isso muitos avanços ocorreram como o relatório nosso futuro comum, o triple botton line, a adoção da contabilidade ambiental, as normas da ISO, mais recentemente ODS e ESG, o que gerou diversas lacunas e oportunidades para desenvolvimento da temática. Nesse sentido, o artigo visa analisar, por meio de uma revisão sistemática de literatura, a relação entre contabilidade e sustentabilidade em universidades e em empresas.
Tanto em universidades como em empresas, a sustentabilidade é vista como um diferencial competitivo, porém necessita que diversas barreiras sejam rompidas para que haja sua adoção (Ávila et al., 2019; Leal filho et al., 2019). Nesse contexto, por estar diretamente ligada a gestão e por mensurar e divulgar informações das instituições, a contabilidade pode ser uma forma de engajar as partes interessadas para novos investimentos em sustentabilidade.
Para isso, a coleta realizada na Web Of Science no período de 2013 a 2022 contou com a criação de dois strings de busca (“sustainable” x “accounting” x “company” and, “sustainable” x “accounting” x “university”), obtendo no total 293 artigos. Com o auxílio do software zotero foram classificados e analisados os artigos utilizando também o software Vosviewer.
Os resultados indicam que os principais autores são Rob Gray, Rodrigo Lozano, Walter Leal Filho e Jan Bebbington, o Jornal de maior impacto é o Journal of Cleanner Production, e os principais países são Espanha e Itália. Quanto as pesquisas sobre universidades, pode observar que o foco é nos temas de inovação e na mensuração da sustentabilidade. Enquanto as pesquisas voltadas para a sustentabilidade em empresas têm uma grande busca por questões relativas à divulgação das informações (relatórios ESG, indicadores, etc).
As questões ressaltadas no estudo permitem identificar aspectos importantes no que se refere a literatura que analisa a sustentabilidade em instituições de ensino e em empresas, identificando autores e jornals referência para o tema e também, destacando que sustentabilidade é vista como um diferencial em universidades e empresas, possibilitando a legitimidade e inovação nas instituições. Além disso, lacunas para o desenvolvimento de novas pesquisas são apresentadas, dentre elas, está a importância dos instrumentos de gestão, visto que, trata-se de uma questão incipiente na literatura.
Lima, C.S, Kieling, D. L., Ávila, L. V., Paço, A., & da Silva Zonatto, V. C. (2022). Towards sustainable development: a systematic review of the past decade’s literature on the social, environment and governance and universities in Latin America. International Journal of Sustainability in Higher Education. Leal Filho, W., Frankenberger, F., Salvia, A. L., Azeiteiro, U., Alves, F., Castro, P., ... & Ávila, L. V. (2021c). A framework for the implementation of the Sustainable Development Goals in university programmes. Journal of Cleaner Production, 299, 126915.