Resumo

Título do Artigo

O uso de ferramentas estatísticas em artigos sobre Inovação Disruptiva - um estudo quantitativo
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - ALEXANDRE MANGANDA
Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - UNISUL Responsável pela submissão
2 - Cristina Martins
Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Administração
3 - Simone Sehnem
- Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
4 - Sandro Vieira Soares
Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Palhoça

Reumo

As pesquisas no contexto da transparência em inovação disruptiva, em diversas esferas (municipal, estadual e federal), utilizam-se de abordagens qualitativas,quantitativas ou mesmo mistas.Segundo Espejo et al.(2013),porém,independente da abordagem adotada,o principal critério de avaliação utilizado pelos pareceristas de eventos e periódicos para avaliação de artigos é a adequação metodológica. Assim, seguindo essas orientações, a estratégia de pesquisa adotada para este estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica.A análise multivariada de dados tem sido regularmente aplicada em vários cunho.
Observa-se a relevância da presente pesquisa, pois está ligada a uma questão que vem requerendo importância e atenção continuada na literatura especializada. A constância no tocante ao tema da presente pesquisa pode ser constatada nas pesquisas de Dallabona, Nascimento e Hein (2010), questão que norteia este artigo quais são os métodos quantitativos utilizados em pesquisas relacionadas às inovações disruptivas emergentes em empresas? E, para responder essa questão, definiu-se como objetivo: delinear a utilização dos métodos quantitativos empregados em pesquisas sobre a inovações disruptivas.
O uso de métodos quantitativos nas áreas de Inovação Disruptiva, cientificamente, ainda é incipiente, mas já engloba uma série de estudos com temas como adequação do uso de técnicas. Em outras palavras, Fuchs et al. (2022) observam que, ao preparar um manuscrito para submissão, é necessário que o texto estabeleça um diálogo direto com três ou quatro trabalhos recentemente publicados, de modo que as contribuições oferecidas possam ser avaliadas em relação a esses trabalhos. A inovação cria possibilidades de estabelecer relações significativas entre os diferentes saberes, de maneira progressiva.
"disruptive innovation" AND "disruptive technological" OR "Radical Product Innovations", encontrando-se um total de 1.133 artigos. Na sequência, iniciou-se um processo de refinamento, com a leitura dos títulos e resumos dos artigos, resultando na seleção de 33 artigos. Desse modo, restaram na amostra 20(vinte) artigos 1.358 citações, acredita-se na relevância desses estudos para os pesquisadores, visto que, para o portfólio RSL, os artigos em questão representam 90% de todas as citações.os anos 2007 e 2019 têm maior concentração de artigos publicados diante do tema proposto, representando 18%.
Identificado o método quantitativo utilizado nos estudos para o alcance dos Inovação Disruptiva, fez-se o registro do método para fins de apuração da frequência absoluta e frequência relativa, podendo mais de um método estar presente em um mesmo artigo. Isso, porém, não foi constatado. Da amostra utilizada, com relação ao método quantitativo, observou-se que a Estatística descritiva apresentou 10,9% de ocorrência, seguida da Modelagem de equações estruturais, com 7,3%, do Teste de hipóteses não paramétricos, com 12,7%, e da análise fatorial, com 10,9%.Apesar disso, observou-se uma fragilidade.
Em suma, esta pesquisa, tendo por base artigos publicados nas bases de dados do Portal de Periódicos da CAPES, SCOPUS e Web of Science, investigou pesquisas relacionadas ao tema Inovação Disruptiva, com o propósito de atender ao objetivo a que se propôs.Partir da estrutura da literatura científica.Desse modo acredita-se que o levantamento sobre as ferramentas e metodologias. Para medir a capacidade absortiva, pode contribuir para nova ideia. Por fim, recomenda-se que futuros estudos ampliem a fonte de dados, abrangendo teses e dissertações atinentes ao tema mensuração da capacidade absortiva.
DALLABONA, L. F.; NASCIMENTO, S.; HEIN, N. Métodos estatísticos mais recorrentes nas dissertações do programa de pós-graduação em Ciências Contábeis da FURB. Revista de Contabilidade da UFBA, v. 4, n. 1, p. 56-70, 2010. FUCHS, P. G.; SOARES, S. V.; MARTINS, C.; DUTRA, A. R. A.; GUERRA, J. B. S. O. A. Panorama do uso de métodos quantitativos em pesquisas sobre avaliação da pegada de carbono nas instituições de ensino superior. REAT - Revista Eletrônica de Administração e Turismo, v. 16, n. 1, p. 88-109, 2022. HAIR JR., J. F.; BLACK, W. C.; BABIN, B. J.; ANDERSON, R. E. ; TATHAM, R. L. 2009