Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DAS CAPACIDADES NA IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ECONOMIA CIRCULAR
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Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Natalia Venturini Cavali
Fundação Educacional Inaciana (FEI) Padre Saboia de Medeiros - São Paulo Responsável pela submissão
2 - Gabriela Scur
- Departamento de Engenharia de Produçao
3 - Maria Tereza Saraiva de Souza
Fundação Educacional Inaciana (FEI) Padre Saboia de Medeiros - PPGA/FEI/SP

Reumo

Os desafios globais relacionados a mudanças climáticas, perda de biodiversidade e poluição são resultados da economia linear de tirar, produzir e desperdiçar. Por eliminar o desperdício e a poluição, manter os produtos e os materiais em uso e regenerar os sistemas naturais, a Economia Circular (EC) está sendo cada vez mais reconhecida como uma abordagem que visa promover o crescimento econômico sustentável e que aumenta a competitividade global (ANTIKAINEN; VALKOKARI, 2016).
Existe uma dificuldade em implementar um modelo de economia circular nas organizações (GEISSDOERFER et al., 2020; HINA et al., 2022) e a maioria das empresas falha em traduzir o conceito de EC em suas operações (KHAN; DADDI; IRALDO, 2021). Estudos vêm propondo que o desenvolvimento de capacidades pode aumentar e melhorar as inciativas de economia circular dentro das organizações (MARRUCCI; DADDI; IRALDO, 2022). O objetivo é entender os principais temas, autores e redes de publicação sobre economia circular e capacidades e propor uma agenda para futuras pesquisas.
Organizações apontam que respostas rápidas às mudanças do mercado e busca por inovações associadas à capacidade gestão estão relacionadas a capacidades que promovem vantagens competitivas no mercado. A habilidade para alcançar vantagens competitivas é chamada de capacidades (TEECE; PISANO; SHUEN, 1997). A integração entre modelos de negócios e economia circular ao nível da empresa e ao longo do fornecimento é fundamental para buscar estratégias de negócios para a sustentabilidade ambiental, atender a nova demanda do mercado (MARRUCCI; DADDI; IRALDO, 2022) e garantir competitividade.
Em consonância com o objetivo da pesquisa, foi realizada uma revisão interativa da literatura seguida de um estudo bibliométrico para analisar as tendências de publicação. Utilizou-se as etapas propostas por Petticrew e Roberts (2006): definição clara da questão de pesquisa; determinação dos tipos de estudos a ser localizado de modo a responder a pergunta problema; realização de pesquisa bibliográfica abrangente para localizar dos estudos referentes ao tema; construção de tela com os resultados do levantamento bibliográfico; avaliação crítica dos estudos; síntese e avaliação dos estudos.
O crescente volume de publicação acompanha as discussões sobre os problemas de escassez de recursos e mudanças climáticas. Existe uma pressão empresarial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Práticas de gestão da cadeia de suprimentos sustentável estão atraindo atenção (KUMAR et al., 2020). O entendimento sobre como o desenvolvimento de capacidades influencia na implementação dos princípios de EC nas estratégias das empresas colabora para o aumento do impacto positivo em questões socioambientais e garante melhor posicionamento das organizações perante o mercado.
O tema é discutido sob perspectivas diferentes: a inovação tecnologia é vista como um fator que facilita a transição para estratégias circulares e, por isso, é preciso desenvolver capacidades que promovam a utilização de novas tecnologias; existe a necessidade de desenvolvimento das capacidades internas da organização para impulsionar a implementação de estratégias relacionadas à EC; é preciso pensar em estratégias organizacionais que orientam as capacidades para implementação de um modelo de economia circular.
BAG, S. et al. Key resources for industry 4 . 0 adoption and its effect on sustainable production and circular economy?: An empirical study. Journal of Cleaner Production, [s. l.], v. 281, p. 125233, 2021. MARRUCCI, L. et al. Antecedents of absorptive capacity in the development of circular economy business models of small and medium enterprises. Business Strategy and the Environment, [s. l.], n. September 2021, p. 532–544, 2022.