Resumo

Título do Artigo

TEORIA CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UMA REFLEXÃO
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Higya Alessandra Merlin
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPNA - ESAN - Escola de Administração e Negócios Responsável pela submissão
2 - Elcio Gustavo Benini
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Esan
3 - Rômulo Carvalho Cristaldo
Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD - FACE - Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
4 - Rosamaria C. Moura-Leite
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Reumo

A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tem ocupado espaço relevante no debate acadêmico. À vista de sua diversidade conceitual, surgiram padronizações globais (GORDON, 2001), com uma grande quantidade de dados secundários. Todavia, poucos estudos dedicam-se aos reais impactos das ações de RSE (BARNETT; HENRIQUES; HUSTED, 2020). Por sua vez, a Teoria Crítica das Organizações (TCO) busca as contradições que foram relegadas a um plano secundário pela teoria tradicional. Nesse raciocínio, surgem questionamentos sobre o verdadeiro propósito da RSE, indo além da legitimação perante a sociedade.
A pergunta a que se pretendeu responder foi: Como a TCO pode contribuir na discussão sobre os reais impactos das ações de RSE?. O objetivo geral consistiu em questionar a produção científica de RSE à luz da TCO. Especificamente, i) discutir aspectos essenciais da TCO e da RSE; e ii) identificar, à luz da TCO, questões relevantes para a melhoria nos resultados das ações de RSE. A pertinência concentra-se na oportunidade de externar outras vertentes não tão debatidas na literatura de RSE e, a partir de uma emancipação crítica, promover abertura para novas discussões e produções científicas.
O estudo amparou-se na Teoria Crítica das Organizações, sobretudo no alerta de que a conduta humana não deve se basear somente em uma racionalidade funcional ou utilitária. Evocando o chamado à emancipação, faz-se necessário que os agentes tomem decisões e façam escolhas conscientes de seus reais propósitos. Também foi discutida a Responsabilidade Social Empresarial, a partir da diversidade de suas denominações, padronização da divulgação de ações e objetivos de legitimação perante a sociedade.
O estudo teve abordagem qualitativa e objetivos descritivos, trazendo um elemento interpretativo ao provocar reflexões sobre a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) com base na Teoria Crítica das Organizações (TCO). Os procedimentos utilizados foram bibliográficos, promovendo a exposição teórica necessária para discutir os aspectos essenciais da TCO e da RSE. Por conseguinte, foi traçado um paralelo entre a TCO e a RSE, buscando levantar questões relevantes para a melhoria nos resultados das ações de RSE.
Quanto às questões relevantes identificadas à luz da TCO para a melhoria nos resultados das ações de RSE, convém indagar se as organizações estão realmente atentas à realidade local e de fato preocupadas em elaborar e executar ações que se revertam em resultados sociais concretos. Ou se, de outro lado, o que impera é a busca pela legitimidade, tornando-se repetidoras de ações globais, sem questionamento aprofundado, como forma de marketing positivo e consequente acúmulo de riqueza e desprovido da essência do bem coletivo.
Na TCO, destacam-se a emancipação, a consciência crítica da realidade e a nacionalização. Em relação à RSE, encontram visibilidade a complexidade de seu conceito e aplicação, a similaridade global das ações praticadas pelas empresas, tendo como grande sustentáculo a busca pela legitimidade. Assim, convém refletir se as organizações estão realmente atentas à realidade local, elaborando suas ações de RSE para que sejam obtidos resultados sociais concretos, ou se o fator preponderante é a busca pela legitimidade sem preocupação com a essência do bem coletivo.
BARNETT, M.; HENRIQUES, I.; HUSTED, B. W. Beyond good intentions: designing CRS initiatives for greater social impact. Journal of Management, v 46, n. 6, p. 937-964, 2020. GORDON, K. The OECD Guidelines and Other Corporate Responsibility Instruments: A Comparison. OECD Working Papers on International Investment, n. 5, 2001. NICOLE, S. J. Corporate social responsibility and strategic management: a bibliometric analysis. Sustainability, v. 14, artigo 10526, 2022. RAMOS, A. G. A nova ciência das organizações. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1989.