Resumo

Título do Artigo

Desenvolvimento de um projeto de extensão multidisciplinar para implementação da sustentabilidade organizacional em pequenas empresas: o caso SustentaJF
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Lívia Almada Neves
Universidade Federal de Juiz de Fora - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Responsável pela submissão
2 - RUI FERNANDO CORREIA FERREIRA
Universidade Federal de Minas Gerais - CEPEAD / FACE
3 - Luciana Schuchter Soares
Universidade Federal de Juiz de Fora - Juiz de Fora
4 - Isabella Pereira de Lima
Universidade Federal de Juiz de Fora - Engenharia Ambiental e Sanitária
5 - Thiago Esteves Botti
Universidade Federal de Juiz de Fora - Engenharia - Juiz de Fora

Reumo

Os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) apresentados pela ONU trazerem estratégias passíveis de serem realizadas pelas MPE`s. Raros são os (as) empreendedores (as) que buscam essas informações pois há dificuldade de operacionalizar as propostas dos ODS. A intenção do projeto é aproximar tudo isso dos indivíduos que mais movimentam o contexto empresarial nacional, utilizando um Projeto de Extensão realizado em Juiz de Fora (MG).
O trabalho pretende responder a seguinte questão: como implementar a sustentabilidade organizacional em micro e pequenas empresas? Assim, o objetivo geral é apresentar e detalhar etapas, métodos e técnicas para a realização de projetos de extensão com foco em direcionar as MPE`s na implementação da sustentabilidade organizacional. Este trabalho tem como base o projeto de extensão desenvolvido na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para transformar micro e pequenos negócios da cidade em negócios sustentáveis, o Sustenta JF.
Mesmo com a difusão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), existe uma dificuldade do desenvolvimento da Sustentabilidade Organizacional nas MPE’s. Quando se observam as MPE’s percebe-se o grande impacto no PIB e na geração de empregos. Entretanto, esses números são acompanhados com a dificuldade de sobrevivência, quase sempre, atrelados a problemas de gestão. Esses problemas de gestão são impeditivos para promoção da sustentabilidade organizacional. Portanto é preciso desenvolver os conceitos, capacidades e competências para a promoção da sustentabilidade organizacional.
Essa pesquisa é classificada como documental, pois se utilizou de informações de documentos como: relatórios, resoluções, portarias, normativos, leis, documentos orientadores, entre outras matérias de divulgação. Também é classificada como estudo de caso, enquanto objeto de estudo, pois possibilita a transformação de metas em ações factíveis e condizentes com a realidade da organização objeto de estudo (CAMPOS, et al., 2020). O objeto de estudo é o projeto de extensão Sustenta JF da UFJF que tinha o objetivo de implementar a sustentabilidade organizacional de micro e pequenas empresas.
O trabalho objetivou promover a sustentabilidade organizacional. Para tal, foi feita uma seleção por edital público de empresas da região. Após a seleção e capacitação de todos os envolvidos foi apresentado e realizada com as empresas as etapas: (I) Entrevistas e diagnóstico; (II) Mapeamento dos macroprocessos; (III) Elaboração da análise SWOT; (IV) Análise dos dados financeiros; (V) Revisão das diretrizes organizacionais; (VI) Validação dos macroprocessos mapeados; (VII) Sugestões de otimização dos macroprocessos; (VIII) Construção do plano de ação; (IX) Entrega do Relatório final.
Pode-se destacar dentre as contribuições a elaboração de etapas e processos para a promoção da sustentabilidade organizacional. Também destaca-se o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) dos discentes envolvidos no projeto; a definição das diretrizes organizacionais das empresas; a apresentação de novos processos; a análise SWOT com direcionamento estratégico e; um plano de ações, tudo isso considerando a sustentabilidade organizacional desde o início. Ou seja, o negócio foi repensado e revisado para ser um negócio sustentável.
ALMADA, Lívia. Natural-RBV e Gestão de RH: os caminhos para a vantagem competitiva sustentável. 2018. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018. ALMADA, Lívia; BORGES, Renata. Sustainable competitive advantage needs green human resource practices: A framework for environmental management. Revista de Administração Contemporânea, v. 22, p. 424-442, 2018.