Resumo

Título do Artigo

Relato de experiência do projeto de pesquisa PROVALOR sobre a popularização do conhecimento de cooperativas e associações na Amazônia Legal
Abrir Arquivo

Tema

Casos de Ensino e Métodos de Pesquisa em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - SILVANA FALCÃO DA COSTA
Universidade Federal do Amazonas - Benjamin Constant Responsável pela submissão
2 - PEDRO HENRIQUE MARIOSA
- Instituto de Natureza e Cultura
3 - Henrique dos Santos Pereira
-
4 - Ademar Roberto Martins de Vasconcelos
-
5 - Danilo Egle Santos Barbosa
Universidade Federal do Amazonas - Ppgcasa

Reumo

A agricultura familiar se tornou um dos principais meios de conservação e uso sustentável dos recursos ecológicos existentes na Amazônia, visando a sustentabilidade social e econômica das famílias. Pode-se identificar que, para realização de pesquisas voltadas para o interior do Estado do Amazonas, referente as questões sustentáveis seja aplicada a mais atual hélice quíntupla. O PROVALOR aborda questões sobre as cadeias de valor e seus correspondentes empreendimentos econômicos coletivamente organizados na Amazônia Legal.
O problema consiste em explorar como um projeto de pesquisa no interior da Amazônia pode posicionar sua produção científica agregando questões destas diversas hélices. Objetivo descrever a construção recente de um projeto de pesquisa no interior da Amazônia, o projeto Redes de Valor na Amazônia (PROVALOR), que começa a desenvolver um conjunto de pesquisas que envolve dados obtidos de forma articulada entre estas hélices, objetivando a construção de uma ferramenta teórico-metodológica capaz de evidenciar tanto o que acontece nos territórios da Amazônia, bem como fornecer dados aos interessados.
Agricultura Familiar; Associações e Cooperativas; Hélice Quíntupla; Desafios da pesquisa no interior da Amazônia.
Qualitativa-Descritiva; Documental; Entrevista
Inicia-se em 2018, com a busca de dados oficiais sobre empreendimentos coletivos da Agricultura Familiar no DAP Ativo (SEAD); Revisão sistemática de literatura sobre a Agricultura Familiar e a Economia Social e Solidária; Em 2020, o Projeto PROVALOR se institui, de fato, como projeto de pesquisa; Teve parceria com outras organizações; Obteve recursos para capital e custeio; Produções de tese e artigos; Protótipo de uma plataforma de cooperativas; continuação da expansão da rede de pesquisa do projeto.
Viabilizou a identificação de um contingente expressivo de empreendimentos coletivos da agricultura familiar na Amazônia. Desta forma, é possível afirmar que o projeto PROVALOR, mesmo com tantos desafios no período de seu desenvolvimento, tem apresentado uma base teórico-metodológica sólida para a divulgação de informações sobre as organizações coletivas da agricultura familiar e que a ciência no interior da Amazônia é possível e potencializada por meio do esforço conjunto dos diferentes agentes e agências sociais representantes da hélice quíntupla.
BALDISERA, et al. 2018 SCHNEIDER e CASSOL, 2014 OLIVEIRA, et al. 2015 JUNIOR et al. 2020 SCHNEIDER, 2010 CARLOS e ARAÚJO, 2015 CARAYANNIS e CAMPBELL, 2011 GRUNDEL e DAHLSTROM (2016) SCHOR (2022) (SHÜTTE, 2012) GIL, 2008 TERENCE e FILHO, 2006, p. 2 FIGUEIREDO e SOUZA, 2008 BRASIL, 2012 MARIOSA e PEREIRA, 2022 MARIOSA, 2022 MARIOSA et al. 2022