Resumo

Título do Artigo

GOVERNANÇA CORPORATIVA E DISCLOSURE DE GERENCIAMENTO DE RISCO
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Antonio Rafael Holanda da Silva
Universidade Federal do Ceará - UFC - PPAC/FEAAC Responsável pela submissão

Reumo

GOVERNANÇA CORPORATIVA E DISCLOSURE DE GERENCIAMENTO DE RISCO
Com base na contextualização exposta anteriormente, o presente trabalho pretende responder à seguinte indagação: Qual a relação entre o nível de governança corporativa e o nível de disclosure de gerenciamento de risco nas companhias brasileiras listadas na B3? Por conseguinte, o objetivo geral volta-se a investigar a relação entre o nível de governança corporativa e o nível de disclosure de gerenciamento de risco nas companhias brasileiras listadas na B3.
Portanto, dado que a gerência está em uma melhor posição quanto à ciência dos riscos que envolve a companhia, o que acarreta o surgimento de assimetria informacional entre partes internas e externas, a implementação de boas práticas de governança corporativa pode levar a um maior disclosure de gerenciamento de risco, permitindo que os stakeholders compreendam a dimensão dos riscos da empresa e sua postura quanto a gerenciá-los (MAZAYA; FUAD, 2018). Assim, formula-se a seguinte hipótese: A governança corporativa influencia positivamente o nível de disclosure de gerenciamento de risco.
A amostra compreende 88 empresas, perfazendo um total de 264 observações. Para calcular o nível de disclosure, aplicou-se um checklist nos Formulários de Referência das empresas para mensurar o seu grau de adesão à informação requerida pela Instrução CVM nº 586/17.A análise da relação entre o nível de governança da empresa e seu nível de disclosure de risco foi efetuada mediante regressões pooled OLS.
Os resultados apontaram que o nível de governança corporativa influencia positivamente o nível de disclosure de gerenciamento de risco, seja este medido pelo índice de disclosure rigoroso ou pelo índice tolerante.
Os resultados sugerem que à medida que as empresas avançam em termos de governança corporativa, maior tende a ser sua preocupação em manter um nível elevado de transparência quanto ao seu gerenciamento de risco, uma vez que isso reduz os conflitos de agência entre insiders e outsiders, ao permitir um maior conhecimento da extensão dos riscos que envolvem a empresa e de como a empresa os gerencia.
ABDALLAH, A. A.; HASSAN, M. K.; MCCLELLAND, P. L. Islamic financial instituitions, corporate governance, and corporate risk disclosure in Gulf Cooperation Council countries. Journal of Mutinational Financial Management, v. 31, n. 1, p. 63-82, 2015. BUCKBY, S.; GALLERY, G.; MA, J. An analysis of risk management disclosures: Australian evidence. Managerial Auditing Journal, v. 30, n. 8-9, p. 812-869, 2015.