Resumo

Título do Artigo

A RELAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENDOMARKETING NAS COOPERATIVAS MÉDICAS BAIANAS
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Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
0 - Carlos Alberto Rocha Oliveira Junior
-
2 - Rossana Parizotto Ribeiro
- Escola de Negócios - Unisinos Responsável pela submissão

Reumo

É cada vez mais inquestionável que as pessoas são um diferencial competitivo e que dar atenção a elas contribui para o próprio crescimento da corporação, este é um estudo desenvolvido na área de marketing direcionado ao cliente interno, ou seja, endomarketing.
Objetivo de pesquisa analisar a influência das práticas de endomarketing no comprometimento organizacional dos funcionários das Unimeds baianas relacionando positivamente com os fatores de treinamento e desenvolvimento, fatores de liderança, fatores de relações interpessoais, fatores de comunicação e endomarketing, fatores de ambiente de trabalho e fatores de saúde e segurança.
Ao se referir sobre a importância da comunicação no ambiente organizacional Curvello, (2012) afirma que a comunicação interna é o conjunto de ações necessário para a construção de uma boa imagem pública da organização. Importante salientar o destaque conceitual de Brum, (2010) que Endomarketing é utilizado e compreendido no mesmo sentido de Marketing Interno, visto que em ambas as expressões temos como sigma a “ação interior” ou o “movimento para dentro” como premissa fundamental. A liderança constitui um papel fundamental nas relações humanas das organizações (CUNHA et al., 2016)
A metodologia utilizada tratou-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, por meio da Análise Fatorial Confirmatória e Regressão Linear Múltipla.
Os resultados desta pesquisa demonstram que os fatores de comunicação e endomarketing está positivamente relacionado com a influência das práticas de endomarketing no comprometimento organizacional esta hipótese, esta hipótese foi validada e as demais hipóteses deste estudo não foram confirmadas, isto é um achado interessante para o contexto que foi explorado neste estudo, demonstrando que é necessário investir em ações que fortaleçam as temáticas abordadas.
Destas hipóteses a única que teve relação positiva, foi a H4, os fatores de comunicação e endomarketing está positivamente relacionado com a influência das práticas de endomarketing no comprometimento organizacional; desta forma, a pesquisa aplicada com os funcionários mostrou que os fatores do endomarketing nem sempre são atingidos em sua plenitude de acordo com o esperado por eles. Muitos destes fatores não têm efeitos motivacionais suficientes capazes de instigar a melhoria das atividades desempenhadas, os quais merecem uma atenção maior por parte dos gestores das cooperativas.
BRUM, A. M. Endomarketing de A a Z: Como alinhar o pensamento das pessoas. São Paulo: Integrare, 2010. CUNHA, M. P.; CUNHA, R. C.; REGO, A.; NEVES, P.; CARDOSO, C. C. Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. 2016. CURVELLO, J. Comunicação interna e cultura organizacional. 2. ed. rev. e atual. Brasília: Casa das Musas, 2012.