Resumo

Título do Artigo

A PERCEPÇÃO DOS BRASILEIROS SOBRE OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) E A ECONOMIA DE BAIXO CARBONO
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Rossana Parizotto Ribeiro
- Escola de Negócios - Unisinos Responsável pela submissão
2 - Ana Lígia Gil Espuny
- Escola de Negócios - Administração
3 - Elaine Marisa Andriolli
-
4 - ANDREA BURMEISTER MORAIS HERMES
- UNISINOS - Escola de Gestão e Negócios - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

O desenvolvimento sustentável é capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as futuras gerações. Nosso planeta, ao longo de muitos anos, potencializou sistemas de produção poluentes. A Economia de Baixo Carbono visa utilizar fontes renováveis de energia, gerando desenvolvimento sustentável, sendo uma solução para reduzir os danos ambientais. A ONU lançou a Agenda 2030, composta por 17 ODS. Ou seja, sociedade civil, governo e empresas dos 193 países signatários devem, juntos, desenvolver ações sustentáveis a fim de mitigar os problemas globais.
Problema de pesquisa: Quais são as relações percebidas para os brasileiros entre os ODS e a Economia de Baixo Carbono? Objetivo: Analisar as relações entre os ODS e a Economia de Baixo Carbono sob a percepção dos brasileiros.
O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, para discutir e propor meios de harmonizar o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. Em setembro de 2015, criou-se a Agenda 2030, organizada através de 17 ODS, que propõe ações de caráter mundial considerando três dimensões principais: Social, Ambiental e Econômica. Já a Economia de Baixo Carbono é uma forma de produção que procura neutralizar as emissões de GEE, fazendo uso intensivo da tecnologia e fontes de energia limpa, gerando maiores benefícios sociais e econômicos.
A metodologia utilizada neste estudo trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, por meio de uma Survey aplicada no estado do Rio Grande do Sul (RS), na perspectiva de se analisar a importância dos ODS para a Economia de Baixo Carbono.
Os respondentes apresentaram 82,2% de compressão do que são os ODS e 84,1% compreendem o que é a Economia de Baixo Carbono (EBC).O construto ODS14 que apresentou o maior valor, representando 85,13% da variabilidade dos dados, indicando que as variáveis observáveis contribuem significativamente para o entendimento do construto. A pesquisa verificou a relação entre os construtos ODS1, ODS2, ... ODS17 e a EBC, resultando em 17 Modelos.. Os Modelos tiveram as médias das variáveis do construto de EBC como uma variável dependente (efeito) e ODS1...ODS17 como variáveis independentes (causa).
Os resultados da pesquisa destacam importantes relações entre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Economia de Baixo Carbono (EBC), perante a percepção dos respondentes. Diante do exposto, as relações das variáveis observáveis dos ODS na EBC apresentam expressivas intensidades de influência, ou seja, todos os ODS influenciam a EBC. Neste contexto, a relação relevante (mais alta) ocorreu entre as variáveis observáveis do ODS8 (Trabalho decente e crescimento econômico) e a EBC, apresentando uma alta intensidade no Modelo 8 (R² =57%).
BRUNDTLAND, G. Relatório da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento: Nosso Futuro Comum, Oxford: Oxford University Press, 1987. HAIR Jr., J. F.; BLACK, W. C.; BABIN, B. J.; ANDERSON, R. E. Multivariate data analysis. Pearson new international edition. Pearson Higher Ed, 2013. INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA - IPEA (Brasília-df). AGENDA 2030: ODS – Metas Nacionais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Proposta de adequação. 2018. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/8636/1/Agenda%202030%20ODS%20Metas%20Nac%20dos%20Obj%20de%20Desenv%20Sust