Resumo

Título do Artigo

PRÊMIO SEBRAE "PREFEITO EMPREENDEDOR": o caso do Projeto Sala dos Saberes e Fazeres do Município de São Cristóvão/SE
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - ELISANGELA ANDRADE DOS SANTOS SOUZA
Universidade Federal de Sergipe - UFS Responsável pela submissão
2 - Halisson Deivid de Jesus Oliveira
Universidade Federal de Sergipe - Campus São Cristóvão
3 - Rosangela Sarmento Silva
- Universidade Federal de Sergipe
4 - Kleverton Melo de Carvalho
Universidade Federal de Sergipe - Mestrado Profissional em Administração Pública
5 - Cristiane Tavares Fonseca Moraes Nunes
Universidade Federal de Sergipe - Sebrae Sergipe

Reumo

As modificações ocorridas no setor público na última década têm impulsionado o interesse por parte de gestores públicos municipais em incentivar o empreendedorismo locacional como forma de criar valor para os cidadãos (BAKIR; JAVIS; 2017; SILVA, 2017) utilizando da governança empreendedora como meio para viabilizar o desenvolvimento de setores econômicos que sejam produtivos (KEMENY; NATHAN; O’BRIEN, 2020; EMMENDOERFER et al., 2021). Em especial, a economia criativa tem sido foco de políticas públicas para o desenvolvimento de cidades e regiões (EMMENDOERFER; MORAIS; VALADARES, 2021).
Sob a ótica da economia solidária, inserido nas práticas de governança municipal, os resultados apresentados no relatório podem subsidiar o desenvolvimento de ferramentas que auxiliem na tomada de decisões que promovam políticas públicas municipais empreendedoras? Como objetivo geral, a pesquisa busca examinar possíveis ferramentas de promoção de políticas públicas municipais empreendedoras que auxiliem na tomada de decisões.
Com a Constituição de 1988 os municípios alcançaram maior autonomia para tratar das questões de desenvolvimento local, refletindo em políticas públicas que vêm promovendo a colaboração dos grupos ou atores envolvidos para reconstruir a identidade de seu povo (SCHNEIDER, 2018). Neste contexto, a governança municipal vem ganhando espaço, por denotar uma forma de gestão do poder e dos recursos de uma comunidade que estejam ligados aos agentes locais e que a governança remete à efetividade de importantes princípios, como a participação e a transparência (CORRALO, 2017).
Esta pesquisa caracteriza-se qualitativa de cunho exploratório, pois trata-se de um estudo de caso e tem como objetivo descrever os resultados obtidos pelas práticas de governança do município de São Cristóvão através do projeto Sala dos Saberes e Fazeres realizado pelo Sebrae-SE. A abordagem qualitativa foi escolhida por ser a mais adequada para entender o fenômeno, já que os dados obtidos foram categorizados e interpretados (GIL, 2017), com o método de estudo de caso único, já que esse possibilita uma perspectiva holística do mundo real Yin (2015).
Após examinar o relatório elaborado pelo Sebrae-SE, identificou-se que o município de São Cristóvão por meio do projeto supracitado foi beneficiado dentro das dimensões elencadas, atendendo aos objetivos. Destaca-se que o Projeto “Sala dos Saberes e Fazeres” contribui grandemente na prestação dos serviços propostos gerando receitas que impactam direta e indiretamente a economia local, promovendo o desenvolvimento de diversos setores como bares, restaurantes e o comércio em geral.
Esse estudo atingiu o que se propôs, em examinar o relatório do Projeto Sala dos Saberes e Fazeres, fazendo a relação com a economia solidária e as políticas empreendedoras municipais. Foi possível perceber que o Prêmio idealizado pelo Sebrae é de grande importância principalmente para os pequenos municípios que buscam nessas ações, apoio para destacar suas práticas aplicadas ao desenvolvimento local e assim alavancar a cultura do empreendedorismo local, fortalecimento do pequeno empreendedor e como São Cristóvão é uma cidade histórica, a riqueza cultural do seu povo precisa ser reconhecida co
AUDRETSCH, D. B.; BELITSKI, M. Towards an entrepreneurial ecosystem typology for regional economic development: The role of creative class and entrepreneurship. Regional Studies, v. 55, n. 4, p. 735-756, 2021. BAKIR, C.; JARVIS, D. S. L. Contextualising the context in policy entrepreneurship and institutional change. Policy and Society, v. 36, n. 4, p. 465–478, 2017. BUTA, B. O.; TEIXEIRA, M. A. C. Governança pública em três dimensões: conceitual, mensural e democrática. Revista Organizações & Sociedade, v. 27, n. 94, p. 370–395, 2020.