Resumo

Título do Artigo

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOMÉTRICA
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Franklyn Lopo da Silva
-
2 - João Clécio de Sousa Holanda
Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA - Programa de Pós-Graduação em Administração Responsável pela submissão
3 - Roberto Porfírio de Sousa Oliveira
-
4 - Francisco Souza Rego Filho
Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA - Programa de Pós-graduação em Administração - PPGA
5 - ELISABETE STRADIOTTO SIQUEIRA
-

Reumo

Nas últimas décadas, muito se tem debatido sobre a Responsabilidade Social Corporativa (RSC), acerca das razões que orientam as empresas a adotarem a RSC. Diante disso, a adoção de práticas de RSC tem sido relevante para atuação das pequenas e médias empresas (PME’s) na disseminação de ações socioambientais, assumindo uma postura comprometida com a RSC e ainda, tornando-se um agente de mudança cultural em prol de uma sociedade mais justa e solidária.
Esse estudo busca responder a seguinte questão-problema: Como a literatura evidencia a Responsabilidade Social Corporativa no âmbito das PMEs. À vista disso, o objetivo deste artigo é propiciar uma visão geral dos estudos que tratam sobre a Responsabilidade Social Corporativa em Pequenas e Médias empresas, evidenciando as principais categorias de estudos dos últimos dez anos, a partir de uma pesquisa bibliométrica.
Problemas relacionados a violência urbana, desigualdade social, déficit educacional e desastres ambientais estão cada vez mais sendo debatidos em nível nacional, impulsionando as empresas buscarem ser mais proeminentes na resolução dessas questões sociais e ambientais. As ações relacionadas à RSC não contribuem somente para as empresas, como também, contribuem para os indivíduos que são beneficiados pelas ações (KAMIYA; HERNANDEZ; XAVIER; RAMOS, 2018). Habish (2004) afirma que as MPEs tem sido a base para adoção de práticas socioambientais nas comunidades, apesar das barreiras enfrentadas.
O presente estudo é caracterizado como uma pesquisa bibliométrica. Assim, a busca foi realizada na base de dados Web of Science, sendo considerado a produção científica dos dez últimos anos (2012 a 2021). Para filtrar as buscas, a pesquisa considerou apenas artigos e da seguinte área de estudo: management e business. Ao todo, 517 artigos foram encontrados nas buscas. Após isso, os artigos duplicados foram excluídos da pesquisa, o que resultou em um total de 245 artigos. Posteriormente à leitura dos títulos e resumos, 93 artigos atendiam aos critérios escopo final do estudo.
Fica evidenciado que nos últimos 10 anos, os temas que mais estão sendo abordados dentro dessa relação entre PMEs RSC são os seguintes: i) Políticas, percepções, motivações e ética (com 35 artigos publicados); ii) Inovação, competitividade e desempenho (com 31 artigos publicados); iii) Barreiras, dificuldades e implementação (com 11 artigos publicados); iv) Potencialidades e estratégias (com 9 artigos publicados); e por fim, v) Comunicação, mídia social e relatórios (com 7 artigos publicados). Totalizando 93 artigos publicados.
Foi possível elencar alguns estudos que permitem entender como a temática vem sendo debatida, podendo entender como a RSC é elencada, quais seus desafios e como ela pode sem implementada como um diferencial competitivo para as organizações no longo prazo. Assim, acredita-se que o presente estudo contribui para um entendimento inicial de como a temática vem sendo trabalhada. Admite-se as limitações metodológicas do estudo, onde uma revisão sistemática de literatura poderia trazer muito mais informações para discussão.
KAMIYA, Annaysa Salvador Muniz; HERNANDEZ, José Mauro da Costa; XAVIER, Agnne Karoline S.; RAMOS, Débora Beserra. A importância do apego à marca para o engajamento em causas de Responsabilidade Social Corporativa. Revista de Administração de Empresas, [S.L.], v. 58, n. 6, p. 564-575, nov. 2018. FapUNIFESP (SciELO). HABISCH, André. Social responsibility, social capital and SMEs. In: Spence, Laura.; Habisch, André.; Schmidpeter, R. Responsibility and social capital: the world of small and medium sized enterprises. Hampshire: Palgrave Macmillan, 2004, p. 25-34.