Resumo

Título do Artigo

A cadeia produtiva extrativista dos Produtos Florestais Não-Madeireiros no contexto amazônico e mundial: um estudo baseado na literatura
Abrir Arquivo

Tema

Estudos da Amazônia

Autores

Nome
1 - Jocelia Felicia Andreola
Universidade de Caxias do Sul - Caxias do Sul Responsável pela submissão
2 - Clarissa Carneiro Mussi
-
3 - Jacir Leonir Casagrande
- Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
4 - NEI ANTONIO NUNES
- UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
5 - Ivone Junges
Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Florianópolis

Reumo

O extrativismo faz parte da evolução e sobrevivência do ser humano, onde os mais diversos produtos são extraídos do meio ambiente. Com o passar do tempo, este sistema de coleta foi se aperfeiçoando e se ampliando até atingir as demandas apresentadas pelos mercados. Desta forma, o objeto de estudo do presente artigo de revisão são os Produtos Florestais Não-Madeireiros (PFNMs), dando destaque no contexto da Floresta Amazônica, considerando sua diversidade e concentração deste bioma de floresta em sua área territorial (Homma, 2008; Pereira et al., 2016).
O presente artigo, por meio de uma revisão sistemática da literatura, pretende responder a seguinte questão: “Quais os campos de estudos e as respectivas metodologias de pesquisa utilizadas nos estudos encontrados na literatura recente sobre cadeia produtiva extrativista dos Produtos Florestais Não Madeireiros – PFNMs nos contextos amazônico e mundial. Assim, o objetivo do artigo é identificar quais os métodos e respectivos parâmetros de análise foram utilizados pela literatura considerando o tema dos produtos florestais não-madeireiros, juntamente com extrativismo
Os Produtos Florestais Não Madeireiros possuem caracterização e extração diferenciada, estão normalmente localizados em locais mais remotos, inclusive em áreas de difícil acesso. Estes não possuem volume considerável economicamente, porém estão sendo considerados como geradores de renda para a população local. Cabe destacar que eles podem contribuir no desenvolvimento sustentável do local inserido e na diminuição do desmatamento do bioma quando a extração ocorre de forma organizada. Segue-se contextualizando sobre os assuntos correlatos a este tema, que são: Amazônia, Extrativismo e PFNMs.
O artigo apresentará uma revisão sistemática da literatura concentrada em artigos de pesquisa e artigos de revisão que tratem sobre o tema ``Produtos Florestais Não-Madeireiros, Extrativismo e Extrativista'' Para a busca dos artigos utilizaram-se os filtros: tipo de documento (artigos de pesquisa e artigos de revisão) e recorte de tempo (2008 - 2022). Três bases de dados foram utilizadas sendo elas: ScienceDirect, Scopus e SpringerLink. Foram utilizados quatro termos de pesquisas: "non-timber forest products" AND “NTFP” AND (extractivism OR extractivist).
Como resultado, entre os 37 artigos que compõem o portfólio, 15 utilizaram uma abordagem qualitativa, 14 utilizaram a abordagem mista (qualitativa e quantitativa) e 08 artigos utilizaram a abordagem quantitativa. No entanto, pode-se dizer que ao se tratar de questões sociais e de fato compreender as necessidades e subjetividades de certos grupos, a pesquisa qualitativa realiza um trabalho aprofundado para compreender questões culturais, psicológicas, emocionais, sociais e históricas de um determinado povo.
Os PFNMs são um assunto atual. Uma das características identificadas é que os estudos destes ocorrem de forma individual, isto é, que contemplaram o açaí, a borracha, a castanha, o buriti, o óleo de copaíba, entre outros. Poucos artigos abordaram a importância do assunto de forma mais abrangente, demostrando a necessidade de mais pesquisas visando a compreensão do assunto nas mais diferentes áreas. Estas pesquisas são de extrema relevância para seus consumidores diretos e para seus extratores, pois viabilizam perspectivas na melhoria da qualidade de vida relacionada as das condições básicas.
Homma, A. K. O. (2012). Plant extractivism or plantation: what is the best option for the Amazon? 26(74), 167–186. https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/10631/71171 Pereira, C. M. de S., Assis, W. S., & Sá, T. D. de A. (2016). Extrativismo De Produtos Florestais Não Madeireiros Na Amazônia: Conjuntura, Políticas Públicas E Experiências. Amazônia: Ci. & Desenv, 13(23), 53–78. https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/171653/1/Artigo-04-Extrativismo-de-produtos-florestais-nao-madeireiros-na-amazonia.pdf