Resumo

Título do Artigo

Práticas de Treinamento Verde: Uma revisão integrativa de literatura
Abrir Arquivo

Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Amanda dos Santos Souza
Universidade de Passo Fundo - Esan Escola de ciencias agrarias, inovação e tecnologia Responsável pela submissão
2 - Anelise Rebelato Mozzatto
Universidade de Passo Fundo - ESAN - UPF
3 - ?Janine Fleith de Medeiros?
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola de Engenharia
4 - Manoel Antonio Locatelli
Universidade de Passo Fundo - FEAC

Reumo

As práticas de GRH verde são essenciais para adquirir, desenvolver e sustentar trabalhadores que trazem para o trabalho crenças e valores verdes. Também para ajudar a apoiar a estratégia da empresa para competir com os concorrentes por meio de processos e produtos verdes. Com isso, é preciso ampliar os olhares para o trabalhador na sustentabilidade, tornando a preservação ambiental uma das principais tarefas da empresa, possibilitando um clima organizacional forte de cuidado e preocupação e qualificando processos de capacitações e desenvolvimento.
Esse estudo busca responder o seguinte questionamento: “Quais práticas de treinamento verde são apontadas na produção cientifica?”, tendo como objetivo mapear na literatura boas práticas de treinamento por meio de uma revisão integrativa sobre o tema, visto que pesquisas destacam a eficácia da capacitação mas não foram encontrados estudos que contribuem com foco em quais práticas de capacitação ambiental devem ser aplicadas, sendo essa a justificativa desse estudo.
As práticas de GRH verde incluem atividades de recrutamento e treinamento verde, gestão de desempenho (SUSANTO, 2022), dentro dessas práticas, o treinamento possui aspectos positivos para mudar comportamentos e desenvolver habilidades ambientais. Por isso, estudos destacam que desenvolver um conjunto de objetivos ambientais dentro da política geral e, chamar a atenção dos trabalhadores na conscientização ambiental por meio de oficinas de treinamento, é primordial para o bom desempenho ambiental das empresas (ALL-ROMEDY, 2019).
Este estudo se caracteriza como uma revisão integrativa, esse método se propõe a identificar, analisar e sintetizar resultados de estudos independentes sobre um mesmo assunto/tema, revisar rigorosamente e combinar estudos com diversas metodologias, ampliando as possibilidades de análise e revisão da literatura. Para tanto, realizou-se buscas nas bases de dados Web of Science, Scopus, Scielo e Spell, no período de 2011 à 2021. Seguindo os critérios de seleção foram trabalhados vinte e quatro artigos, analisando-se os objetivos, resultados e práticas que contribuem para o treinamento ambiental.
Os resultados apontam a importância da gestão de recursos humanos (GRH) na implementação da sustentabilidade corporativa como um todo, dessas práticas, demonstrando que o treinamento verde afeta de modo positivo não apenas a organização, mas os trabalhadores em nível individual, trabalhando práticas de capacitação para repassar conhecimento ambiental e desenvolver habilidades verdes, além de práticas de treinamento e desenvolvimento ao trabalhador que incluam informações organizacionais verdes, proporcionando um ambiente que ele possa se envolver em comportamentos ambientais.
Esta revisão integrativa contribui na sintetização das boas práticas de capacitação, sendo que estas podem ser usadas como base para que as organizações executem um programa de treinamento completo, sabendo que essas práticas perpassam oficinas, em que se sugere abordar conteúdos sobre o meio ambiente, bem como, inserir o trabalhador de um modo mais amplo, para que haja envolvimento e engajamento na implementação das práticas verdes. Por meio dessa revisão integrativa foi possível mapear o conhecimento existente sobre o treinamento verde nesses últimos dez anos, e compreender sua importância.
AL-ROMEEDY, B. S. Green human resource management in Egyptian travel agencies: constraints of implementation and requirements for success. Journal of Human Resources in Hospitality and Tourism, v. 18, n. 4, p. 529–548, 2019. NISAR, Q. A. et al. Green human resource management practices and environmental performance in Malaysian green hotels: The role of green intellectual capital and pro-environmental behavior. Journal of Cleaner Production, v. 311, n. 5, p. 127504, 2021.