Resumo

Título do Artigo

A PESQUISA PATENTÁRIA E A PROSPECÇÃO DE PRODUTOS DE ARGAMASSAS E PAVIMENTOS PERMEÁVEIS UTILIZANDO RCD COMO AGREGADO RECICLADO: OPORTUNIDADE DE PROMOVER A INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Daniela Aparecida Dutra de Lima
USJT - Universidade São Judas Tadeu - Mooca Responsável pela submissão
2 - Lucas Maia de Souza
USJT - Universidade São Judas Tadeu - Mooca
3 - Cláudia Terezinha Kniess
- Universidade Federal de São Paulo, Universidade São Judas Tadeu
4 - Heloisa Hollnagel
- Universidade Federal de São Paulo
5 - Karen Licciarde Sales
USJT - Universidade São Judas Tadeu - Mooca

Reumo

O crescimento acelerado da urbanização intensificou as atividades do setor construtivo, consequentemente gerando impactos sociais, ambientais e econômicos, dentre eles: a geração de resíduos e impermeabilização das áreas urbanas. A inovação juntamente com a sustentabilidade podem ser a solução para superar o desafio do crescimento acelerado da urbanização e os impactos negativos que são gerados. As patentes são ferramentas de inovação e conhecimento para prospecções tecnológicas, além de contribuir para a criação de novas soluções em organizações.
Existe uma preocupação global a respeito da extração de recursos naturais, da geração e descarte de resíduos. A reutilização de resíduos de construção e demolição (RCD) em novos produtos pode acarretar a redução de gastos públicos e do uso de matérias-primas naturais. Portanto, este estudo objetiva o uso de informações patentárias para a prospecção tecnológica de pavimentos permeáveis e argamassas com resíduos de construção e demolição (RCD) em sua composição.
Com o avanço tecnológico, as grandes organizações veem a necessidade de gerar novos produtos e/ou processos para que possam perpetuar ao longo dos anos, desse modo, a inovação deve ser vista como uma ferramenta indispensável para as empresas. A inovação aliada com a sustentabilidade é inevitável para se obter um diferencial e se manter competitivo no mercado. A patente é um meio de proteção dessas inovações, podendo indicar desenvolvimentos locais, identificar os detentores de tecnologias, as tendências do mercado e possíveis investidores em pesquisa e desenvolvimento (P&D).
Para elaborar o levantamento patentário foram realizadas quatro buscas utilizando palavras-chaves que remetem a pavimentos e argamassas que utilizam resíduos de construção e demolição (RCD) como agregados reciclados. Para isso, foram utilizadas bases de dados patentárias do Google Patents, European Patent Office (EPO) e World Intellectual Property Organization (WIPO). Assim, foi possível realizar uma prospecção tecnológica verificando a Classificação Internacional de Patentes (CIP), os anos de publicação, os países/escritórios, principais inventores e depositantes.
O levantamento patentário resultou em um total de 347 documentos patentários a respeito de pavimentação com agregado reciclado, já referente a argamassas com agregado reciclado retornou um total de 70 documentos. Percebeu-se que houve um aumento no número de depósitos de 2015 a 2018, podendo estar relacionado a criação do plano de 2030 para a Agenda do Desenvolvimento Sustentável pelas Nações Unidas. A China destacou-se como como o principal detentor de tecnologias para pavimentos e o Brasil em tecnologias voltadas para argamassas.
Os resultados comprovam que a inovação tecnológica, fundamentada no uso de patentes atende aos pilares do desenvolvimento sustentável. Este trabalho contribui na criação de novas estratégias de pesquisas, utilizando tecnologias presentes em documentos disponíveis nas bases de dados patentárias relacionados a pavimentos e argamassas com agregados reciclados graúdos e miúdos, respectivamente.
BARBIERI, J. C. et al. Inovação e sustentabilidade: novos modelos e proposições. Revista de Administração de Empresas, v. 50, n. 2, p.146–154, jun 2010 HIRATA, D. et al. O uso de informações patentárias para a valorização de resíduos industriais: o caso do lodo de tratamento de esgoto doméstico. Revista de Ciências da Administração, v. 17, n. 43, p.55–71, dez 2015 QUONIAM, L.; KNIESS, C. T.; MAZIERI, M. R. A patente como objeto de pesquisa em Ciências da Informação e Comunicação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 19, n. 39, p.243–268, abr 2014