Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE E FEW NEXUS NA AGRICULTURA FAMILIAR: ATUAÇÃO DA REDE RENOVE
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Henrique Martins de Soares
- PPGA Responsável pela submissão
2 - Tania Nunes da Silva
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - escola de administração
3 - Alexandre Castilhos
Programa de Pós Graduação em Administração - UFRGS - PPGA UFRGS

Reumo

Entre os principais agentes centrais da economia brasileira está a agricultura familiar. Mesmo sendo importantes para a sustentabilidade do Brasil, os agricultores ainda carecem de recursos que fortalecem a suas atividades produtivas. Entre esses recursos estão a água e a energia de qualidade. Dentro desse contexto surge a perspectiva FEW Nexus, nexo alimento-energia-água. Dentro desse contexto surge a perspectiva FEW Nexus (nexo alimento-energia-água) que busca analisar alimento, energia e água de forma interdependente.
Nesse sentido, surge as tecnologias sociais como uma forma de inclusão social e de geração de renda para comunidades mais carentes o que inclui, também, os agricultores familiares. Uma das principais iniciativas no Brasil é a RENOVE (Rede Nacional de Organizações da Sociedade Civil para as Energias Renováveis) - rede brasileira de organizações não governamentais dedicadas à promoção e inclusão das energias renováveis . Com isso, o objetivo desse trabalho foi analisar o impacto das ações da RENOVE na agricultura familiar brasileira, a partir da abordagem FEW Nexus.
A fundamentação teórica desse trabalho se baseou em duas temáticas principais: Agricultura familiar e FEW Nexus.
A presente pesquisa usou a abordagem descritiva e exploratória de caráter qualitativo. Como método de coleta de dados primário, entrevistou-se os diretores das organizações que formam a RENOVE. Foram coletados dados secundários de documentos e sites das associadas da RENOVE. A coleta de dados se deu entre março de 2019 e abril de 2022. Buscando um maior alinhamento com os objetivos, as categorias, alimento, água e energia, foram pré-escolhidas, tendo como base teórica principal a abordagem FEW Nexus.
Primeiramente, descreveu-se o histórico de ações nacionais e internacionais da RENOVE que foram baseada nas temáticas como: Combate ao aquecimento global; Cooperação e Intercâmbio para desenvolver relações setoriais e intersetoriais; Uso de energia renovável para a promoção do desenvolvimento sustentável. Posteriormente, foi descrito os objetivos e a missão de cada organização que compõem a RENOVE. Por último, descreveu-se as ações de cada organização, presentes em praticamente todas regiões do Brasil, essencialmente, na Amazônia.
Os projetos das associadas atingiram todos os elementos do nexo alimento, energia e água por meio de iniciativas como: implementação de sistemas fotovoltaicos; estruturação de sistema renovável de bombeamento de água (uso agrícola e doméstico); desenvolvimento de lampião solar para a pesca artesanal; desenvolvimento de fogão ecológico; criação de sistemas hidropônicos entre outros. Tais iniciativas auxiliaram as comunidades agrícolas familiares tanto em sua produção quanto na garantia da segurança alimentar, energética e hídrica.
BARDIN.L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010. BONN. 2012. Conference Synopsis: Bonn2011 Conference The Water, Energy and Food Security Nexus Solutions for the Green Economy. Disponível em: . Acessado em 20 de jul. de 2020. RENOVE.RENOVE. Disponível em:< www.pesacre.org.br>. Acessado em: 30 de abril de 2022. SCHNEIDER, S. Teoria social, agricultura familiar e pluriatividade. Revista brasileira de ciências sociais, v. 18, n. 51, p. 99-122, 2003. 2022.