Resumo

Título do Artigo

MISSÃO ORGANIZACIONAL E O DISCURSO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NAS FIRMAS BRASILEIRAS
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Rebeca Silva Lira
Universidade Federal do Ceará - UFC - Feaac
2 - José Glauber Cavalcante dos Santos
- FEAAC Responsável pela submissão
3 - CARLOS ADRIANO SANTOS GOMES GORDIANO
- FEAAC - MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO E CONTROLADORIA

Reumo

Com o aumento da pressão por sustentabilidade sobre os negócios, as entidades ficaram mais preocupadas em como utilizar os recursos de forma consciente (KWON; LEE, 2019). De acordo com Choi et al. (2010), as empresas demonstrarem responsabilidade social faz parte da estratégia empresarial. O passo inicial da estratégia empresarial é a definição da missão. Ela simboliza o porquê da existência da empresa e tal definição pautará a tomada de decisão, sendo a base que guiará a elaboração de ações corporativas. A missão é a imagem que revela os valores e as prioridades empresariais (DRUCKER, 1973).
Como se caracteriza o conteúdo do discurso de sustentabilidade ambiental manifesto a partir da missão organizacional das empresas com maior volume de negociação da bolsa de valores brasileira (Brasil Bolsa Balcão – B3)? Propõe-se como objetivo geral examinar o conteúdo do discurso ambiental contido nas missões organizacionais das firmas mais negociadas da B3.
Deve-se entender que as partes interessadas no negócio, denominadas stakeholders, são acionistas, executivos, funcionários, fornecedores, consumidores, concorrência e qualquer um que afete ou seja afetado pela atividade da empresa (SANZ; TORO, 2018). A concepção de que a empresa deveria considerar outras partes interessadas além de acionistas ou proprietários tem ganhado força por meio da teoria dos stakeholders (GIBSON, 2000). A missão reflete a imagem da empresa, ou seja, mais do que uma filosofia de negócio, os valores e as prioridades dos tomadores de decisão (PEARCE, 1982).
Pesquisa qualitativa com emprego da técnica de Análise de Conteúdo Categorial (ACC). Foram examinadas as missões organizacionais declaradas pelas empresas mais negociadas no mercado de capitais brasileiro no ano de 2022. A amostra é constituída de 93 empresas. O conteúdo manifesto na missão foi comparado com quatro práticas consideradas alinhadas com a sustentabilidade ambiental: (i) Comitê de Sustentabilidade; (ii) Eleição ISE da B3; (iii) Relato do risco ambiental; (iv) Relatório de sustentabilidade.
Os resultados mostram que nem todas as empresas manifestam sua missão e entre as que o fazem, uma menor parte possui discurso de sustentabilidade ambiental incorporado ao seu propósito. Entre as práticas, não é possível assegurar o pressuposto de que empresas com discurso ambiental evidenciam mais práticas alinhadas com o compromisso de sustentabilidade ambiental. Apesar disso, parece que empresas que não evidenciam sua missão ou não tem o discurso ambiental proferido evidenciam menos práticas que as empresas que explicitam discurso ambiental na missão.
Com essas informações foi possível retratar a realidade brasileira no âmbito estratégico guiado pela sustentabilidade. Assim como foi viável demonstrar como é manifestado o discurso ambiental frente à presença de práticas. Portanto, o estudo contribui para a sociedade ao revelar como identificar nas organizações o pilar ambiental e ajudando a solidificar a literatura sobre sustentabilidade. Os resultados também servem como instrumento de avaliação de investidores preocupados com os impactos das operações no meio ambiente, reguladores e investidores.
DONALDSON, T.; PRESTON, L. E. The stakeholder theory of the corporation: concepts, evidence, and implications. Academy of Management Review, v. 20, n. 1, p. 65-91, 1995. LUGOBONI, L. F.; GOTO, M. M. M. Stakeholders presentes nas missões organizacionais: uma análise por setor e origem de controle acionário. Revista de Administração da UFSM, Santa Maria, v. 11, n. 3, p. 615-636, 2018. LUGOBONI, L. F.; MELLO, D. A.; FISCHMANN, A. A.; QUISHIDA, A.; ZITTEI, M. V. M. A missão organizacional das melhores e maiores empresas do Brasil. Future Journal, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 01-24, jan./abr. 2019.