Resumo

Título do Artigo

A Universidade Como Modelo Na Promoção Do Desenvolvimento Sustentável No Brasil: Um estudo de caso múltiplo
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Diego Hernando Florez Ayala
-
2 - Gabriella Pinheiro Servi
Universidade do Vale do Itajaí - Univali - Biguaçu Responsável pela submissão
3 - Icaro Roberto Azevedo Picolli
Universidade do Vale do Itajaí - Univali - Administração
4 - Tatiani Schmitt
Universidade do Vale do Itajaí - Univali - Univali

Reumo

A conscientização da sociedade quanto aos impactos de suas atitudes na vida das futuras gerações e na natureza tem contribuído para o aumento do interesse sobre a temática da sustentabilidade. Diante disso, as universidades têm buscado adotar ações sustentáveis no seu cotidiano, além da adesão da temática em seus currículos.
Este estudo tem como objetivo analisar as ações orientadas ao desenvolvimento sustentável no contexto universitário, a partir da perspectiva de Sachs (2002), buscando interpretar as soluções adotadas com base nos parâmetros e indicadores do Ranking UI GreenMetric World University.
O referencial teórico apresenta as temáticas abordadas no estudo. Primeiramente, apresenta o tópico referente à sustentabilidade nas universidades. Em seguida, aborda sobre o UI GreenMetric World University Rankings e seus aspectos. Por fim, apresenta as dimensões de Sachs.
Este estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso múltiplo, levando-se em conta a coleta de dados que envolveu a análise documental acerca da sustentabilidade. O parâmetro de avaliação leva em conta a estrutura do campus, consumo de energia, desperdício de resíduos, uso e tratamento de água, políticas sobre transportes e atividades acadêmicas – ensino e pesquisa - relacionadas ao meio ambiente.
O estudo considera que, embora as universidades estão implementando ações consistentes, focar nos indicadores que avaliam os critérios de tratamento de água, transporte e energia produziriam melhores condições para um desenvolvimento sustentável.
Por fim, considera-se que este estudo poderá contribuir para que Instituições de Ensino Superior – IES desta natureza adotem iniciativas de desenvolvimento sustentável.
Albareta-Tiana, S., Vidal-Raméntol, S., & Fernández-Morilla, M. (2018). Implementing the sustainable development goals at University level. International Journal of Sustainability in Higher Education, 19(3), 473-497. Doi: 10.1108/IJSHE-05-2017-0069 Alberton, A., & Costa Jr, N. C. A. D. (2007). Meio ambiente e desempenho econômico-financeiro: benefícios dos Sistemas de Gestão Ambiental (SGAs) e o impacto da ISO 14001 nas empresas brasileiras. RAC-Eletrônica, 1(2), 153-171.