Resumo

Título do Artigo

A Intersecção e a Integração da Sustentabilidade com o Gerenciamento de Projetos: práticas emergentes
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Rodrigo de Marco Pinheiro Sêga
Universidade de São Paulo - USP - EACH Responsável pela submissão
2 - Tania Pereira Christopoulos
- EACH

Reumo

A temática da Sustentabilidade apresenta um crescente interesse das organizações ocupando cada vez mais a agenda de líderes e colaboradores. Cada organização idealiza e implementa ações que promovem a transformação e inovação nos modelos de negócios, processos e produtos com atributos sustentáveis. Estas iniciativas tomam a forma de Projetos que precisam ser gerenciados para atingir os objetivos estabelecidos. A intersecção e integração da sustentabilidade com a gestão de projetos faz emergir novas técnicas, conhecimentos e habilidades: o gerenciamento sustentável de projetos (SILVIUS, 2017).
A gestão de projeto é uma disciplina institucionalizada contendo boas práticas reconhecidas pela comunidade de Projetos. A utilização da Gestão de Projeto de Sustentabilidade que demanda um olhar integrativo (ambiental, econômica e social) tem sido um desafio e problema para as organizações nos últimos anos. O objetivo é descrever e analisar como a intersecção e integração da sustentabilidade com a gestão de projetos tradicional proporciona, a partir de um olhar da lógica institucional, uma nova prática de gestão sustentável de projeto.
A Gestão de Projetos, área de conhecimento da Administração, possui teoria consolidada e práticas institucionalizadas. O uso da gestão de projetos tradicional na agenda da sustentabilidade tem sido objeto de pesquisa da comunidade científica ocasionando o surgimento do conceito de gestão sustentável de projetos como uma nova prática de gestão de projetos à luz do desenvolvimento sustentável. O conceito tem sido trabalhado por autores que se preocupam com o surgimento de novas práticas e símbolos no campo institucional, enfatizando a criação de novas lógicas institucionais (Thornton, 2012 cap3)
A Metodologia definida foi a Revisão Sistemática de Literatura para sintetizar de forma robusta, rigorosa, confiável e explícita os procedimentos pelos quais foi conduzida, permitindo a sua conferência, auditagem e replicação. A RSL de Okoli e Schabram (2010) utiliza método reproduzível de pesquisa para identificar, avaliar e sintetizar um conjunto de trabalhos existentes. O objetivo foi retratar a base teórica evolutiva examinando e caracterizando a emergência da nova prática de gestão sustentável que descola gestão de projetos tradicional alterando inclusive a lógica institucional vigente.
A pesquisa revelou que desde a Eco-92 há um número crescente de artigos científicos que buscam caracterizar a gestão sustentável. No entanto, não há consenso, pois, há divergências quanto a denominação dessa nova disciplina bem como de seus objetivos. Alguns pesquisadores defendem que a gestão sustentável de projetos se refere ao processo da gestão sustentável, outros defendem que os produtos entregues precisam ser sustentáveis e há aqueles que defendem que tanto o processo quanto o produto precisam ser sustentáveis. O conflito é útil para reconhecer o problema e realizar a análise e discussão
A busca pela sustentabilidade requer uma mudança de mindset de "crescimento econômico exclusivo" para o desenvolvimento sustentável, que integre as prioridades ambientais, econômicas e sociais. A fim de endereção as transformações e inovações necessárias para contribuir com a sustentabilidade, os programas das organizações demandam conhecimento, e técnicas adequadas. Um olhar a partir da lógica institucional permitiu compreender de que maneira a sustentabilidade promoveu o surgimento de uma nova prática de gerenciamento sustentável de projetos que se descolou da gestão de projetos tradicional.
SABINI, Luca; MUZIO, Daniel; ALDERMAN, Neil. 25 years of ‘sustainable projects’. What we know and what the literature says. International Journal of Project Management, v. 37, n. 6, p. 820-838, 201 SILVIUS, Gilbert. Sustainability as a new school of thought in project management. Journal of cleaner production, v. 166, p. 1479-1493, 2017. THORNTON, P.H. Defining the interinstitutional System. In Thornton, P.H.; Ocasio, W, and Lounsbury, M. The Institutional Logics Perspectives. New approach to culture, Structure, and Process, 2012. Cap 3