Resumo

Título do Artigo

COMUNICAÇÃO INTERNA DOS PROFISSIONAIS DE MARKETING NO AMBIENTE CORPORATIVO: O PAPEL DA ASSERTIVADADE E DA ABERTURA PARA O DIÁLOGO
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Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Argemiro Correia Carvalho Filho
Esalq/ USP- ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ - MBA USP/Esalq
2 - Natália Munari Pagan
- FEARP Responsável pela submissão
3 - Helenita R. da Silva Tamashiro
-
4 - Leandro Rodrigues
Universidade de São Paulo - USP - FEARP
5 - Karina Munari Pagan
FEA-RP/USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP - Administração

Reumo

A comunicação é um elemento sem o qual nenhum sistema funciona e as conexões entre as pessoas não são possíveis. É por meio da comunicação que as pessoas compartilham ideias e informações. O diálogo produzido por meio de mensagens vocálicas (voz) ou por meio de outros elementos extralinguísticos, como gestos, mímica, entonação, levantar a voz é uma fonte de confronto de ideias e um modo de influenciar e de ser influenciado.
O objetivo da pesquisa é analisar os níveis de escuta de colaboradores de marketing em relação a comunicação interna com base na Teoria U. O problema da pesquisa é: como está a comunicação interna dos profissionais de marketing dentro das dimensões da Teoria U?
A fundamentação teórica se baseia na teoria de comunicação interna, de comunicação assertiva e com base na Teoria U.
Foi realizada uma pesquisa exploratória por meio de entrevistas semiestruturadas com 8 colaboradores de marketing de diferentes empresas da Cidade de Goiânia. As entrevistas foram gravadas e transcritas. Foi pedido o consentimento dos participantes e a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética
A análise dos resultados foi realizada por meio da análise de conteúdo e da Teoria U.
A maioria dos colaboradores mostraram estar acuados, tristes em relação a interrupções constantes de sua fala na comunicação interna da empresa. Também foi visto que a maioria dos colaboradores tem a mente, o coração e a vontade aberta em ouvir uma opinião diferente da sua e tentar compreendê-la. Contudo esta fato não acontece com proprietários de empresas familiares.
Ali, B. J., Anwar, G., Gardi, B., Othman, B. J., Aziz, H.M., Ahmed, S. A., Hamza, P. A., Ismael, N. B., Sorguli, S., & Sabir, B. Y. (2021). Ardita, V.; Novieastari, E.; Gayatri, D. (2019) Blidaru, O. P.; Sfichi, D.; Andrei, V. F (2019). Grillo, H. M.; Enesi, M. E. (2022). Dasgupta, S. A.; Suar, D.; Singh, S. (2013). Ekwe, G. M., Ani, A. N., Precious- Chinatu, O. (2018). Hays, J (2014). Kronrod, A., Grinstein, A., Shuval, K. (2021). Lee, Y. (2022). Marett, E.; Marler, L.; Marett, K (2018). Pâni?oar?, G., Sandu, C.; Pâni?oar?, I.-O.; Dutã, N. (2015). Scharmer, C. O (2008).