Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE COMPARATIVA DAS PERCEPÇÕES ENTRE CONSUMIDORES E GESTORES EM RELAÇÃO A EMBALAGENS SUSTENTÁVEIS
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Débora da Silva Moreira
Esalq/ USP- ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ - ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA
2 - Natália Munari Pagan
- FEARP Responsável pela submissão
3 - Karina Munari Pagan
FEA-RP/USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP - Administração

Reumo

Devido ao aumento da população e consequentemente do consumo, questões acerca do aquecimento global, desmatamento e referentes ao meio ambiente tornaram-se frequentes. Uma reeducação ambiental mostrou-se necessária e motivou o chamado desenvolvimento sustentável que é o equilíbrio entre o desenvolvimento social, o crescimento econômico e a utilização dos recursos naturais.
O objetivo principal da pesquisa foi analisar de forma comparativa a percepção entre gestores e consumidores em relação a embalagens sustentáveis. E o objetivo secundário foi conhecer quais mídias influenciam os consumidores a experimentarem um novo produto. O problema da pesquisa foi: os consumidores possuem percepções semelhantes aos dos gestores em relação a embalagens sustentáveis?
A base teórica se baseia na Teoria de Sustentabilidade, na Teoria de Marketing e na Teoria de Percepção
Para cumprir o objetivo do estudo, a pesquisa foi dividida em duas etapas, na primeira, foi realizada uma pesquisa em uma empresa do setor alimentício que está em ascensão, localizada no extremo sul da cidade de São Paulo. Na segunda etapa, foi aplicado um questionário com 121 consumidores da cidade de São Paulo em relação a embalagens sustentáveis elaborado na escala Likert de 7 pontos. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética.
Segundo o diretor entrevistado, a embalagem sustentável é um caminho que se deve procurar no dia a dia da operação, em respeito ao próximo e com a convicção de que é dever da empresa o uso consciente e sustentável de todo insumo necessário, buscando sempre não colaborar com o fim de recursos finitos e nocivos ao meio ambiente como os derivados do petróleo. Corroborando com estes resultados, os consumidores entrevistados tem uma opinião positiva sobre a sustentabilidade e o uso de embalagens sustentáveis.
.Com o estudo foi possível verificar que a empresa estudada demonstra preocupação com o meio ambiente e promove ações acerca da sustentabilidade, já na pesquisa com os consumidores foi possível verificar que as embalagens e os produtos ecológicos são capazes de influenciar a percepção dos mesmos. Para amenizar os impactos no meio ambiente, medidas e ações educativas devem ser tomadas afim de conscientizar a população sobre a importância de consumir produtos sustentáveis e embalagens recicláveis ou reutilizáveis.
Barbieri, J. C.; Vasconcelos, I. F.G.; Andreassi, T.; Vasconcelos, F.C. (2010). Inovação e sustentabilidade: novos modelos e proposições. RAE- Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 50, n. 2, p. 146-154. Martiniuk,V, C; Santos,V.A.B. (2020). A produção sustentável como estratégia competitiva no cenário pós-pandemia. Revista científica eletrônica de ciências aplicadas da fait. 2: 1-15. Mattar, H. (2020). As empresas que os consumidores desejam. Revista da Lata. 23: 56-57. Souza, J. S., de Oliveira, C. R., & Melillo, R. C. S. (2021). Consumo e marketing verde: a influência da sus