Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DO POTENCIAL SUSTENTÁVEL DO CÂNHAMO SOB A PERSPECTIVA DA ECONOMIA CIRCULAR SEGUNDO A PERCEPÇÃO DE CONSUMIDORES
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Lucas Delfino Lorenzo
UNB Universidade de Brasília - Universidade de Brasília
2 - Patricia Guarnieri
- Responsável pela submissão

Reumo

A aplicação dos princípios de uma economia circular, de acordo com a Ellen MacArthur Foundation (2017), além de reduzir o impacto ao ecossistema, proporciona a geração de empregos e o aumento do Produto Interno Bruto - PIB de países que o aplicam. Diante disso, emerge como forma de oportunidade, a exploração da cultura do cânhamo e dos seus benefícios em prol de uma transição gradativa e ecologicamente sustentável para um novo sistema chamado: Economia Circular. Acerca dessas oportunidades, o setor agrícola brasileiro, o qual possui papel de provedor de fibras e alimentos, recebe destaque,
Esta pesquisa objetiva responder a seguinte pergunta: Qual é o potencial sustentável do cânhamo sob a perspectiva da Economia Circular? O objetivo geral deste estudo consiste em analisar o potencial de sustentável do cânhamo sob a perspectiva da Economia Circular. A partir dos resultados encontrados, pretende-se compreender o grau de conscientização ambiental da população, assim como compreender a aceitação da substituição de materiais convencionais pelo cânhamo, um agente promissor para a transição a um novo regime.
O fechamento do ciclo é concebido como uma alternativa viável e sustentável, e emerge como proposta de solução à escassez de recursos (BERNDTSSON, 2015). Analisar os sistemas como organismos vivos facilita a compreensão desses organismos como sistemas e não só como componentes. De acordo com a Ellen MacArthur Foundation (2013), a Economia circular possui pressupostos básicos, como: a eliminação de desperdícios; a criação de produtos resilientes por meio de sistemas diversos em conexões; a utilização de energia com fontes renováveis; o pensamento em sistemas; e o waste is food, entre outros.
Trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa. O procedimento técnico foi o survey. O instrumento de coleta de dados foi o questionário com perguntas, na maioria fechadas, e algumas abertas, o instrumento foi validado por juízes. A pesquisa visou analisar a população que corresponde aos brasileiros residentes em qualquer uma das 27 unidades federativas, com acesso à internet e que obrigatoriamente atingiram a maioridade civil do país. A amostra da pesquisa categoriza-se como não probabilística. Obteve-se 471 respostas, cuja frequência foi analisada.
Com base nos resultados, evidencia-se, por parte dos participantes da pesquisa, um elevado nível de consciência ambiental, visto que a maioria dos respondentes concordou com as proposições evidenciadas.Por meio das respostas obtidas, percebe-se que existe um lapso de conhecimento sobre o próprio cânhamo, bem como de suas aplicações sustentáveis e industriais, além dos projetos de lei que o envolvem e, também, de sua própria comercialização. Apesar disso, os respondentes evidenciaram um certo grau de concordância quando se trata de uma atuação mais sustentável advinda da utilização da planta.
A exploração do Cânhamo torna-se uma atividade econômica interessante para o desenvolvimento do país, além de possuir um caráter regenerador do solo degradado pela exploração truculenta do agronegócio. Para os próximos estudos, sugere-se uma análise mais específica da planta, a fim de avaliar de forma completa o seu ciclo de vida, bem como as cargas e recursos utilizados para sua produção no Brasil. Além disso, também se recomenda uma análise da viabilidade de aplicação comercial do Cânhamo, juntamente com o estudo do potencial de exportação do insumo para outros países.
BONCIU, F. The European economy: From a linear to a circular economy. Romanian Journal of European Affairs, v. 14, n. 4, p. 78–91, 2014. BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA – RDC N° 17, DE 06 DE MAIO DE 2015. Brasília, 2015. ELLEN MACARTHUR FOUNDATION. Towards the circular economy - Economic and Business Rationale for an Accelerated transition. Ellen Macarthur foundation rethink the future, p. 100, 2013. FIKE, J. Industrial Hemp: Renewed Opportunities for an Ancient Crop. Critical Reviews in Plant Sciences, v. 35, n. 5–6, p.