Resumo

Título do Artigo

TURISMO SUSTENTÁVEL NA CIDADE DE SÃO PAULO: AÇÕES DO SETOR EMPRESARIAL
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Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Gabriel de Carvalho Martins Neves
-
2 - Fernando Jorge Moreira da Silva
- São Paulo
3 - Marcus Hyonai Nakagawa
- Sustentabilidade Responsável pela submissão

Reumo

Considerando a importância e o crescimento da pauta sustentabilidade e a forte contribuição econômica e social do turismo, a pesquisa buscou identificar a aplicação, em suas diferentes formas, de medidas sustentáveis nas organizações do setor turístico. Para isso, foi utilizado o método qualitativo por meio dos estudos de casos realizados a partir de quatro entrevistas semi-estruturadas, com organizações do setor do turismo atuantes em São Paulo, atrelado à um referencial teórico, fundamental para uma compreensão mais ampla sobre a sustentabilidade dentro dos modelos de negócios.
Com isso, o objetivo geral da pesquisa é identificar a aplicação da sustentabilidade nas organizações do setor turístico, tanto nas divulgação de conteúdo em suas redes sociais quanto na aplicação em seus modelos de negócio com métodos de mensuração de resultados, e a relação das atividades com os ODS da ONU. Encontrar uma definição mais específica do significado de sustentabilidade, também entra no desenvolvimento do artigo, sendo necessária para inseri-la corretamente ao turismo paulistano.
O turismo no Brasil, movimenta uma cadeia produtiva de mais de 50 segmentos, emprega sete milhões de pessoas e corresponde a 8,1% do PIB nacional (WTTC, 2020), favorecendo a economia e o desenvolvimento social. Assim, o turismo sustentável, materializado em três aspectos - econômico, social e ambiental - é influenciado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, formulados pela Organização das Nações Unidas que atuam na criação e propagação de um turismo eficiente e sustentável. Todavia, os ODS não são explorados por organizações do setor turístico como impulsionadores de seu negócio.
Foi utilizado o método qualitativo por meio dos estudos de casos realizados a partir de quatro entrevistas semi-estruturadas, com organizações do setor do turismo atuantes em São Paulo, atrelado à um referencial teórico, fundamental para uma compreensão mais ampla sobre a sustentabilidade dentro dos modelos de negócios.
Com a pesquisa realizada, pode-se notar a existência de planos para futuras ações visando práticas mais sustentáveis no mundo corporativo, entretanto, essas metas ainda não tiveram suas execuções iniciadas, permanecendo, por enquanto, como objetivos para um momento futuro. Em relação aos ODS, pode-se notar uma presença maior dos números 8, 12, 14 e 15, sendo que os 14 e 15 atuavam indiretamente nos casos analisados. Além disso, pode-se notar uma falta de consenso em relação à definição de sustentabilidade, seja no geral ou voltada para o mundo corporativo.
Entende-se que o referencial teórico utilizado oferece um grande escopo no que diz respeito à aplicação da sustentabilidade pelas organizações do setor do turismo, desde o funcionamento do modelo de negócios até a mensuração do turismo sustentável. Ainda, a pesquisa demonstra e direciona o grande potencial de aplicação da sustentabilidade dentro do setor, visto que há a forte possibilidade de expansão das ações empresariais que, hoje, já baseiam-se, em sua maioria, no tripé da sustentabilidade: desenvolvimento econômico, ambiental e social.
ALARCON, Tatiana. A importância das agências de viagem para o turismo brasileiro. Ministério do Turismo. Governo do Brasil. Brasil, 24 set. 2015. Disponível em: . Acesso em: 27 maio 2022. EVANS, Steve et. al. Business Model Innovation for Sustainability: Towards a Unified Perspective for Creation of Sustainable Business Models. Business Strategy and the Environment, Wiley Online Library, v. 26, n. 5 p. 597-608, abr., 2017.