Resumo

Título do Artigo

TÍTULO DO ARTIGO: EMPREENDEDORISMO E NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL E AMBIENTAL: UM CAMINHO PARA SOLUÇÃO DA POBREZA E DORES DO MUNDO
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Cora Franklina do Carmo Furtado
Universidade Estadual do Ceará - Universidade de Fortaleza Responsável pela submissão
2 - Ana Karla Brito Cordeiro
Universidade Estadual do Ceará - Universidade Estadual do Ceará
3 - Antonio Jose Rabelo Moreira
-
4 - Marcos Aurelio Maia Silva
-

Reumo

Os negócios de impacto social e ambiental são uma saída para os problemas e dores do mundo como a redução da pobreza, falta de saneamento básico, déficit na educação, acesso à saúde, desmatamento e situações críticas que ainda permanecem em pleno século XXI. Os recursos mundiais, por meio da ciência e inovação, já poderiam ter solucionado diversas problemáticas, mas não conseguiram. Em 29 de julho de 2019, a humanidade já havia retirado da natureza mais recursos do que a capacidade de regeneração dos ecossistemas para esse ano (CAMPOS; COMINI, 2019, p. 247).
A questão proposta a esta pesquisa é: qual a mudança que um negócio de impacto social ou impacto ambiental pode empregar na solução das dores do mundo? No sentido de responder à questão proposta este estudo tem por objetivo: apresentar por meio do negócio de impacto social e ambiental, Instituto Biomas do Ceará – IBC, a forma de resolver as dores do mundo; incentivar a ampliação das possibilidades de promoção de investimentos públicos e privados em negócios de impacto social e ambiental.
Os negócios de impacto social e ambiental são uma saída para os problemas e dores do mundo como a redução da pobreza, falta de saneamento básico, déficit na educação, acesso à saúde, desmatamento e situações críticas que ainda permanecem. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) descreve que o setor público tem um papel catalisador no mercado de negócios de impacto social (OCDE apud BURGO; CAMPOS; COMINI 2019, p. 62). O estudo dos fluxos de vida, informações sobre a formação de empreendedores e suas práticas de impacto social orientam o desenvolvimento.
A metodologia tem abordagem qualitativa e os estudos tomarão por base a narrativa do contexto de vida dos empreendedores de negócios de impacto social que serão escolhidos para representação da pesquisa. Com base qualitativa optou-se pelo uso da narrativa que é entendida por Godoi, Bandeira-de-Mello e Silva (2010, p. 406) como um discurso que versa ações que ocorreram no passado. Nesta ótica a aplicação da narrativa apoia o sentido de conhecer os fluxos de vida dos empreendedores de negócios de impacto social por meio das narrativas de suas histórias de vida até o contexto atual incluindo suas
O Instituto Biomas do Ceará tem um papel importante na conservação da natureza e no desenvolvimento social em apoio às 600 famílias do ambiente rural de Morada Nova com impacto na vida de mais de 6000 pessoas. Portanto, há uma ligação os ODS em “proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade” (ODS 15). E “acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável” (ODS 2).
Em virtude do que foi mencionado é perceptível as bases bem formadas em torno do empreendedorismo social e dos fluxos da vida tendo assim a pretensão de analisar casos de empreendedores sociais por meio de entrevistas semiestruturadas. Conclui-se que o objetivo foi alcançado com o caso do Instituto Biomas do Ceará – IBC que beneficia mais de 600 famílias no meio rural levando desenvolvimento social e proteção ao meio ambiente por meio de projetos sustentáveis que envolve educação ambiental, cuidado com o meio ambiente e geração de renda para famílias do meio rural.
BARKI, Edgard; COMINI, Graziella Maria (org). Negócios de impacto socioambiental no Brasil. Rio de Janeiro. E-book. FGV, 2019. INSTITUTO BIOMAS DO CEARÁ. Sobre Nós. Nossa história. Disponível em https://sites.google.com/view/institutobiomasceara/sobre-n%C3%B3s?authuser=0. Acesso em 30 de mai. 2022. INGOLD, Tim. The perception of the environment: essays on livelihood, dwelling and skill. Psychology Press, 2000. ORGANIZAÇÃO PAN AMERICANA DE SAÚDE -OPAS BRASIL. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. ODS 3. Saúde e bem estar. Acesso em 12 de abril de 2021.