Resumo

Título do Artigo

Do Campo Para a Escola: sustentabilidade, segurança alimentar e agricultura familiar no Município de Guaiúba - CE
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Alana Victoria Lima da Silva
Universidade da Integração Internacional da lusofonia afro-brasileira - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA
2 - Maria Vilma Coelho Moreira Faria
Universidade da Integração Internacional da lusofonia afro-brasileira - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
3 - Armindo dos Santos de Sousa Teodósio
- Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Responsável pela submissão

Reumo

Esta pesquisa buscou compreender conceitos, tais como: alimentação escolar e segurança alimentar vinculados à sustentabilidade, ressaltando-se o consumo de alimentos oriundos da agricultura familiar, produção local, bem como a introdução de uma horta escolar no município de Guaiúba – CE. Neste contexto, foram também apresentadas questões relacionadas a introdução e funcionamento da horta na Escola Maria de Lourdes Pereira, localizada no referido município.
O estudo de caso na Escola Maria de Lourdes Pereira, que desde sua implementação tem uma horta escolar (1984), com a produção de verduras, legumes e plantas medicinais, evidencia o cotidiano dos estudantes e profissionais empregados na escola envolvidos nesta dinâmica social. Ou seja, a horta em questão proporciona experiências voltadas à educação e sustentabilidade ambiental, cooperativismo e alimentação saudável aos estudantes. Este estudo busca responder o seguinte problema de pesquisa: Como a horta da Escola Maria de Lourdes Pereira tem contribuído para o aprendizado de da sustentabilidade
No final do século XX, o conceito de desenvolvimento começa a se deslocar da noção de crescimento e passa a ser percebido como um conceito mais complexo que precisa ser analisado de forma multidimensional. Esta complexidade alarga o conceito de desenvolvimento, que incorpora noções de sustentabilidade, passando, assim, a surgir o conceito de desenvolvimento sustentável, num contexto mundial de grandes preocupações com as questões ambientais e climáticas (ABROMOVAY, 2012; ALIER, 2007).
A pesquisa descreve, a partir de uma perspectiva empírica, um estudo de caso na escola de ensino fundamental Maria de Lourdes Pereira, sobre a utilização de alimentos produzidos na horta escolar e utilizados na merenda dos estudantes, assim também como receptora de alimentos provenientes da agricultura familiar. Foi conduzida uma pesquisa de campo referente à introdução de gêneros alimentícios na alimentação escolar derivados da agricultura familiar e da horta existente na referida escola no município de Guaiúba - CE.
Após o percurso deste trabalho, é possível afirmar, por meio do estudo de caso apresentado, que a produção de alimentos sem aditivos químicos, possibilita aos estudantes das escolas municipais substituírem alimentos industrializados por produtos orgânicos, produzidos em hortas escolares, e derivados da agricultura familiar. O objetivo desta pesquisa consistiu na descrição da implementação e funcionamento de uma horta escolar no Município de Guaiúba - CE, localizada na Escola Maria de Lourdes Pereira, uma escola de ensino fundamental no município.
Considerando seus desdobramentos para a comunidade escolar, pode-se observar que os atores sociais envolvidos consideram a introdução da horta escolar ilustrada neste caso, um passo adequado para a adaptação alimentar dos estudantes a produtos orgânicos. Outro ponto retratado, a horta escolar da Escola Maria de Lourdes Pereira se mostra como um exemplo positivo de utilização adequada de um espaço, como uma horta escolar que contribui para a educação dos estudantes em práticas sustentáveis demonstrada pelo cuidado com a não utilização de agrotóxicos (dimensão ambiental).
BURSZTYN, M.; BURSZTYN, M. Fundamentos de Política e Gestão Ambiental: Caminhos para a Sustentabilidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2012. LATOUCHE, S. Pequeno tratado do crescimento sereno. São Paulo: Martins Fontes, 2009. HANAI, F. Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade do turismo: conceitos, reflexões e perspectivas. G&DR. v. 8, no.1, (Jan-Abril): 198-231, 2012. MOREIRA, R.; CARMO, M.. Agroecologia na construção do desenvolvimento rural sustentável. Agricultura São Paulo, v. 51, n. 2, p. 37-56, 2004.