Resumo

Título do Artigo

PANDEMIA DA COVID-19 E DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA): UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Abrir Arquivo

Tema

Finanças Sustentáveis

Autores

Nome
1 - Geysa Gabriela Pinheiro Gomes
Universidade Federal do Cariri-UFCA - Juazeiro do Norte Responsável pela submissão
2 - Antonio Rafael Valério de Oliveira
Universidade Federal do Cariri-UFCA - Auditoria Interna
3 - Gilmara Lopes da Silva
Universidade Federal do Cariri-UFCA - CCSA/Administração Pública e Gestão Social
4 - Ana Karla Souza Dorta
Universidade Federal do Cariri-UFCA - CCSA
5 - Milton Jarbas Rodrigues Chagas
Universidade Federal do Cariri-UFCA - CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Reumo

Em 2020, no decorrer do mês de fevereiro, foi decretado Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em virtude do vírus de síndrome gripal Sars-Cov-19 (COVID-19). Posterior a isso, a Câmara e o Senado aprovaram um projeto de lei PL 23/2020 que tinha como objetivo regulamentar medidas a serem adotadas pelas demais autoridades sanitárias do país. Projeto de lei este que logo após foi transformado na Lei 13.979 de 2020.
O presente estudo busca responder a seguinte questão problema: Qual a produção científica nacional e internacional sobre o uso da Análise Envoltória de Dados (DEA) no contexto da pandemia de Covid-19? Como objetivo tem-se de verificar a produção científica sobre o uso da Análise Envoltória de Dados (DEA) no contexto da pandemia de Covid-19.
Mourad, Habib e Tharwat (2021) buscaram avaliar o desempenho dos sistemas de saúde dos países acima de cinquenta milhões de habitantes desde o início do período pandêmico. Para atingir esse objetivo, utilizou-se o método DEA com quatro variáveis de entrada e duas de saída, sendo elas: casos afetados, número de médicos, leitos hospitalares, testes de Covid-19 realizados, casos recuperados e casos de óbito, respectivamente. A pesquisa revelou que menos da metade dos países estudados são relativamente eficientes.
Para atingir o objetivo proposto realizou-se a pesquisa na base Web of Science (WoS) com os seguintes descritores: (“*covid OR coronavirus*” AND “*Data Envelopment Analysis*”) em “todos os campos” e especificou-se somente o tipo “article”, o que retornou o quantitativo de 120 títulos. Ressalta-se que o asterisco (*) nos descritores foi inserido com o propósito de incluir expressões que contém além da palavra escrita.
Considerando a Figura 1, ao analisar as 120 publicações, é possível observar um crescimento em 2021 e a tendência de crescimento em 2022, pois foram publicados 54 e 46 estudos, respectivamente. Os achados são corroborados pelos estudos de Torres, Rodríguez e Gutiérrez (2022), uma vez que os autores, ao analisar os estudos sobre Covid-19 nas áreas de Negócios, de Gestão e de Economia por meio de bibliometria no periódo de 2020 a 2021, constataram que a há uma grande produção relacionada ao COVID-19 e questões econômicas, com 4.347 artigos incluídos na Web of Science.
Em se tratando do mapeamento das palavras-chave, constatou-se grande relevância dos termos, Covid-19, data envelopment analysis, economic impact, health policy e management of pandemic, assuntos totalmente aderentes à temática. Os achados corroboram Gomes et al. (2021), pois os autores asseguram que os impactos econômicos da pandemia são incertos, com diferentes efeitos nos mercados de trabalho, mercados financeiros e na economia mundial.
ABADIA, L. G.; CARVALHO, M. M. Sustainability in project management literature: main themes, trends and gaps. Revista Gestão Da Produção Operações e Sistemas, v. 13, n. 4, p.52-75, 2018. ABRUCIO, Fernando Luiz et al. Combate à COVID-19 sob o federalismo bolsonarista: um caso de descoordenação intergovernamental. Revista de Administração Pública, v. 54, p. 663-677, 2020. ALVES JUNIOR, Paulo Nocera et al. Como o COVID-19 afetou a cadeia de suprimentos de combustível verde?-Uma análise de desempenho do setor de etanol brasileiro. Research in Transportation Economics , v. 93, 2022.