Resumo

Título do Artigo

MODA CIRCULAR: UMA ANÁLISE DO CONHECIMENTO E COMPORTAMENTO DE COMPRAS DOS CONSUMIDORES
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Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Cindy Tsui
UNB Universidade de Brasília - Face
2 - Patricia Guarnieri
- Responsável pela submissão

Reumo

A indústria da moda, apesar de contribuir consideravelmente para o desenvolvimento econômico, é uma das grandes responsáveis pela poluição ambiental e também desrespeito às condições mínimas de trabalho e direitos humanos. Com isso, diversas organizações passaram a mudar sua forma de pensar e agir e, assim, o modelo circular surge para alinhar a produção-consumo com a sustentabilidade. Tendo em vista que as práticas de consumo têm enfrentado mudanças ao longo do tempo e a escassez de trabalhos que tratam sobre o tema proposto, o presente estudo se faz necessário para atualizar as percepç~~oes.
O presente trabalho visa responder a seguinte pergunta: Qual é o conhecimento e comportamento de compra do consumidor brasileiro no contexto de economia e moda circulares? O objetivo desse artigo é: Analisar o conhecimento e o comportamento de compra do consumidor brasileiro sobre economia e moda circulares.
A Economia Circular vem ganhando cada vez mais atenção (PLANING, 2015), e no setor fashion, a circularidade também tem sido um tema discutido com relevância (PAL, SHEN e SANDBERG, 2019). O conceito “moda circular” é recente e é uma combinação da economia circular com os conceitos de sustentabilidade no setor fashion (KIM, JUNG e LEE, 2021). A Ellen MacArthur Foundation (2017) propõe um novo sistema econômico para a indústria têxtil, alinhado ao sistema econômico circular, no qual os tecidos, roupas e fibras se mantêm no seu máximo valor durante o uso e reinserção no ciclo produtivo.
Trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratória, descritiva, de abordagem quantitativa. No que se refere à estratégia de estudo, foi realizado um survey. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário com perguntas, principalmente fechadas. Para o estudo, foi considerado a população total brasileira como consumidor de moda, haja vista a inexistência de dados confiáveis sobre os consumidores do setor. Para tanto, foi considerado uma amostra não probabilística e por conveniência. A amostra resultou em 385 respondentes, com 95 %de confiança e 5% de margem de erro. Obteve-se 415 respostas.
No que se refere aos fatores que influenciam o consumo de roupas, notou-se que o preço, necessidade e caimento da peça foram os mais relevantes, enquanto o modo de fabricação das peças, exposição a anúncios e influência de terceiros foram os menos relevantes. Do conhecimento dos consumidores sobre economia e moda circulares, observou-se que a palavra “Reutilizar” foi a mais vinculada a ambos os conceitos e a maioria os relacionaram com temas sobre sustentabilidade e preservação ambiental, deixando de lado as questões econômicas e sociais envolvidas.
Com base nas informações adquiridas por esse estudo, fica claro a necessidade da promoção dos temas relacionados à economia circular e moda circular no Brasil. As empresas que já atuam com a moda circular podem melhorar seus processos de divulgação, abordando a sustentabilidade e temas relacionado, como a moda circular, e utilizar isso como ferramenta de marketing. Além disso, nota-se que há uma escassez de marcas que trabalham com a moda circular no Brasil, representando um nicho relevante, visto o crescimento da preocupação ambiental nos últimos anos.
BIANCHINI, A., GUARNIERI, P., e ROSSI, J. Assessing social sustainability in A circular model: application in an Italian luxury footwear industry. In Proceedings of the 5th Symposium on Urban Mining and Circular Economy-SUM2020, Bologna, Italy (pp. 18-20), 2020. BRAUNGART, M., MCDONOUGH, W., e BOLLINGER, A. Cradle-to-cradle design: creating healthy emissions e a strategy for eco-effective product and system design, 2006. DELGADO, D. Modapalavra e-periódico. Fast Fashion: Estratégia Para Conquista Do Mercado Globalizado. Revista MODAPALAVRA, 1(3), 3–10, 2008.