Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICA E PRIVADA DE SANTA MARIA – RS SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Eduarda Grasel Stieler
UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - Ciências Contábeis Responsável pela submissão
2 - Laura Zolin Lixinski
UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - Bacharel em Ciências Contábeis
3 - THAINA MARAFIGA NICHELLE
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4 - Cláudia de Freitas Michelin
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5 - Cristiane Krüger
UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - PPGA

Reumo

A educação financeira contribui para a vida profissional dos jovens, estes que estão adentrando no mercado de trabalho, tornando-se peça-chave do aprendizado quando incentivado desde a escola e praticado em suas casas.
Devido ao alto índice de inadimplência da população brasileira, surge a preocupação com o grau de instrução sobre a educação financeira. Diante de tal questão, estabelece-se o seguinte problema de pesquisa: Qual a percepção dos estudantes de escolas públicas e privadas em relação à educação financeira bem como sua importância para a formação profissional? Em encontro ao problema de pesquisa, o estudo objetiva identificar a base de informações e boas práticas sobre educação financeira, aprendidas e desenvolvidas pelos alunos do terceiro ano do ensino médio da escola privada e da escola pública
A abordagem teórica que norteia a pesquisa centra-se em quatro fundamentos analíticos: administração financeira, educação financeira, alfabetização financeira e os modelos de educação. O objetivo da administração financeira é determinar o mais eficiente processo empresarial de captação de recursos e alocação de capital. A educação financeira é o que capacita uma pessoa a elaborar seu planejamento financeiro. A alfabetização financeira é uma combinação de conhecimento, comportamento, atitude e consciência que determina a tomada de decisões financeiro pessoal.
A abordagem do problema de pesquisa se define como quantitativa e qualitativa, onde alcança sua finalidade através da aplicação de um questionário dividido em três variáveis, sendo elas: Administração Financeira, Educação Financeira e Rede de Ensino.
Ao analisar os resultados percebeu-se que 80% dos alunos julga ser muito importante obter informações referentes à Educação Financeira, mas 62% afirmam nunca terem tido nenhuma disciplina que tratasse do assunto. Afirmam também ser importante planejar seus gastos, ao mesmo tempo em que reconhecem que o conhecimento adquirido na escola é insuficiente para tomada de decisões financeiras.
Percebeu-se que os respondentes têm consciência e interesse pela temática, mas que não foi através da escola que obtiveram o conhecimento referente a ela. Outra questão relevante é que a conscientização através das boas práticas de Educação Financeira pode reduzir altos índices de endividamento financeiro. Sugere-se um maior comprometimento das redes de ensino com a aplicação da Educação Financeira na prática escolar e a inserção da temática com maior profundidade e especificidade pela matriz escolar posta.
Araújo, Ricardo. 2021. “Brasileiro Não Tem Educação Financeira, Diz Especialista.” Tribuna Do Norte. Retrieved (http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/brasileiro-na-o-tem-educaa-a-o-financeira-diz-especialista/501106). Gil, Antônio Carlos. 2018. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6th ed. São Paulo: Atlas. Secco, Renata Lima. 2014. “Importância Da Educação Financeira Na Infância: Uma Revisão de Literatura.” Observatorio de La Economía Latinoamericana (203).