Resumo

Título do Artigo

DIAGNÓSTICO PARA UMA UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL: conhecer para agir
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Virgínia Simão Abuhid
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ - Instituto de Geociências
2 - Jaqueline Silva Melo
- Betim Responsável pela submissão
3 - Eugênio Batista Leite
-
4 - Marcelo Salgado Lima
-
5 - Rayane Talyta Bernardes Camilo Leroy
-

Reumo

As instituições de ensino são espaços favoráveis à reflexão, contribuição e qualificação das discussões de temáticas que emergem na sociedade de forma geral. A partir da década de 60, após a identificação de alguns fatores, como a crescente degradação do ambiente, as formas de produção agressivas, a poluição atmosférica e a escassez de certos recursos naturais, a sociedade passou a entender a emergência de discutir sobre tais problemáticas, mesmo em nível de debate público.
A partir desta análise, o projeto de extensão “Universidade Sustentável: Educação, sensibilização e cooperação na construção da sustentabilidade a partir da PUC Minas, norteou as premissas da presente pesquisa cujo objetivo se concentrou na elaboração e aplicação de instrumentos para diagnóstico situacional da sustentabilidade na PUC Minas, tanto na perspectiva de sua governança quanto na percepção ambiental de seus principais atores.
A complexidade e diversidade dos desafios globais traduzem-se em diferentes documentos, agendas e movimentos que sob óticas diferentes, revelam, alertam e sinalizam demandas e caminhos. (UNESCO, 2015; IGREJA CATÓLICA, 2015; IPCC, 2021). Tais documentos são convergentes em muitos aspectos: incorporam uma dimensão ética e política em prol de um desenvolvimento atrelado à mudança social, de modo a promover a democratização do acesso aos recursos naturais e a distribuição eqüitativa de ônus e bônus do crescimento.
Esse estudo utilizou de uma análise qualitativa, do tipo descritiva e método de estudo de caso para apresentar os caminhos percorridos e as estratégias utilizadas na construção e operacionalização do referido instrumento.
A desejada e necessária ambientalização da universidade requer um redimensionar das questões sob um novo foco de atenção à universidade como um todo: seus professores, gestores, alunos, funcionários, departamentos, cursos, currículos, disciplinas, estágios, projetos de pesquisa e de extensão, a comunidade local e regional onde a universidade está inserida. A desejável integração entre ensino, pesquisa, extensão e gestão parece uma condição sine qua non para a inserção das questões ambientais no seio da universidade.
Apesar da incipiência dos instrumentos para diagnóstico e das ações de forma dispersa e sem uma integração aparente, percebe-se que tanto as Unidades da PUC Minas, quanto seus campi universitários tem cada vez mais buscado se tornar um modelo prático de sustentabilidade em escala local, a partir da participação de diferentes atores sociais, seja na formulação de técnicas mais sustentáveis e/ou no envolvimento de outras propostas.
ABUHID, V.S. Construções para Sustentabilidade: Água e Território. Editora PUC Minas. 2012. CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia Científica. 6 ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2007. COLLIS, Jill; HUSSEY, Roger. Pesquisa em Administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica Laudato Si: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2015. IPCC, Summary for Policymakers. In : Climate Change 2021: The Physical Science Basis. Contribution of Working Group I to