Resumo

Título do Artigo

Promoção da Equidade de Gênero nas Organizações: análise à luz do Plano de Capacitação do “Selo Dona Saló-Empresa Promotora da Equidade de Gênero”
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Mariana Toledo Martins
Universidade Federal do Piauí - UFPI - Engenharia de Produção Responsável pela submissão
2 - Maria Clara Batista Santos
Universidade Federal da Paraíba - Universidade Federal da Paraíba
3 - Andressa Kelly da Silva Nunes
Universidade Federal da Paraíba - Universidade Federal da Paraíba
4 - ADRIANA DA SILVA SIMOES
Universidade Federal do Piauí - UFPI - Curso de Engenharia de Produção

Reumo

Esse trabalho busca analisar o engajamento em empresas do município de Teresina-PI na promoção da equidade de gênero por meio do plano de capacitação do Selo Dona Saló – projeto da prefeitura de Teresina - com base nos indicadores de empregabilidade e liderança, igualdade salarial e educação. Foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa do tipo survey e o estudo foi estruturado em três etapas. O estudo se justifica por expor o impacto da equidade de gênero para a sociedade e sua importância na adoção de práticas que fomentem a equidade não só no ambiente laboral, mas na comunidade.
O problema de pesquisa foi avaliar como as empresas da capital piauiense promovem a equidade de gênero no ambiente de trabalho. O objetivo deste estudo é analisar o engajamento em empresas do município de Teresina-PI, situado no Nordeste do Brasil, na promoção da equidade de gênero, por meio do plano de capacitação do Selo Dona Saló, com base nos indicadores de empregabilidade e liderança, igualdade salarial e educação.
A Responsabilidade Social considera (como princípio adicional ao respeito aos direitos humanos) à promoção da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres, este elemento é também considerado um dos objetivos do milênio, sendo um compromisso assumido pela ONU na agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável (MOYA, 2017). Segundo Anderson et al. (2022) a participação da mulher na tomada de decisões tem grande potencial de alavancagem. Isso mostra que a igualdade de gênero no emprego pode ser auto sustentável devido aos efeitos positivos de seu feedback para o bem-estar econômico e social.
Foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa do tipo survey, e, para isso, foi utilizado um questionário virtual enviado às empresas participantes do processo de concessão do selo Dona Saló. Este questionário compilou evidências relatadas por tais empresas no tocante à promoção da equidade de gênero. A pesquisa foi conduzida em 3 etapas, primeiramente, (1) levantamento documental; (2) criação e coleta de indicadores; (3) cálculo e análise de indicadores e notas das empresas. Os indicadores foram baseados nos três critérios do estudo: empregabilidade e liderança, igualdade salarial e educação.
Através da média dos três critérios avaliados notou-se que cinco dentre sete organizações tiveram resultados acima do desejado (notas superiores a 0,5). Constata-se significativa presença da mulher no ambiente laboral, assim como, na ocupação de cargos de liderança. No que tange à remuneração, majoritariamente os funcionários que exercem a mesma função são remunerados de forma igualitária, exceto nas empresas B e C. Ademais, nota-se escasso investimento de algumas das empresas avaliadas no estudo, em programas e projetos de capacitação (cursos, palestras, semanas de capacitação).
As empresas analisadas de acordo com as informações de seus planos de capacitação para a concessão do Selo Dona Saló e questionário online enviados, permitiram que o objetivo do estudo fosse atingido, de forma que, pôde-se estudar o perfil das empresas participantes, seus pontos de destaque na promoção da equidade de gênero e seus pontos passíveis de melhoria. Os resultados em geral são positivos, com relação às empresas que possuem o Selo Dona Saló, estas mostraram uma visão ampliada das ações que refletem o compromisso com a promoção da equidade de gênero na prática no ambiente laboral.
ANDERSON, C. C. et al. A systems model of SDG target influence on the 2030 Agenda for Sustainable Development. Sustainability Science, v. 17, n. 4, p. 1459–1472, 1 jul. 2022. MOYA, D.M.V; MAFLA, P.G.P; LUNA, J.L.V. La equidad de género como parte de la responsabilidad social en el mercado laboral de la industria turística del ecuador. Revista Ibero Americana de Estratégia, vol. 16, núm. 4, octubre-diciembre, 2017, pp. 23-36.