Resumo

Título do Artigo

ECOSSISTEMA DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL: o caso do Estado da Paraíba
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Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Adriana de Oliveira Ramos
Faculdade Mauricio de Nassau - Campina Grande Responsável pela submissão
2 - Tárcila Bezerra Vasconcelos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - Campina Grande

Reumo

A sociedade vem enfrentando dificuldades atreladas às diversas desigualdades sociais, sejam elas econômica, social, ambiental, educacional ou de outras naturezas, são problemas que continuam afetando grande parte da população. Nesse cenário, o desemprego é uma realidade para uma parcela da população e o empreendedorismo tem se demonstrado como um elemento impulsionador ao desenvolvimento dos países e uma alternativa em resposta às situações de crise. Desse modo surge o empreendedorismo social onde o foco da atividade é o impacto social.
O empreendedorismo social tem atraído grande interesse nas últimas duas décadas e os estudos se tornaram-se um fenômeno e vem crescendo na academia. Diante das dificuldades que assolam a sociedade, o empreendedorismo social surge com o objetivo para além da lucratividade, onde busca soluções para os problemas sociais e se faz necessário compreender a configuração do Ecossistema de Empreendedorismo Social no Estado da Paraíba. Isto posto, essa pesquisa tem como objetivo analisar as configurações do Ecossistema de Empreendedorismo Social da Paraíba.
Os ecossistemas de empreendedorismo se baseiam na ideia de criar um ambiente de fortalecimento desse tipo de empreendimento, incluindo atores dos diversos setores da sociedade numa rede de articulação para discutir demandas, trocar apoio e difundir oportunidades de empreender. Isenberg (2010) traz então o conceito mais utilizado até os dias atuais sobre ecossistema empreendedor, no qual ele afirma que o ecossistema é composto por alguns domínios, que são eles: política, finança, cultura, apoio, capital humano e mercados.
Adotou-se uma abordagem qualitativa de natureza descritiva e exploratória. O método escolhido foi o estudo de caso, por ser um método que permite o detalhamento de um único objeto de estudo ou de múltiplos objetos e por ser utilizado para compreender fenômenos pouco estudados e os aspectos específicos de uma teoria (Pesce & Abreu, 2019). Foi realizado coleta de dados, entrevista semiestruturada e observação não participante. As entrevistas com os sujeitos de pesquisa foram realizadas através de questionário semiestruturado. As análises foram realizadas através do software Atlas.ti., 2022.
Os resultados das entrevistas realizadas com os atores que fazem parte do Ecossistema da Paraíba, identificando dentro das dimensões os indicadores de maior influência e como eles se relacionam. Foram criados 37 códigos a partir do framework criado por Audretsch et al. (2022) e foram feitas 407 citações (quotations) ao total. Audretsch et al. (2022) aborda em seu trabalho os 6 pilares estabelecidos por Isenberg, (2011) orientados para o lucro para analisar de acordo com a literatura existente as necessidades dos inovadores sociais, sendo abordada todos os pilares no EES da Paraíba
A partir da análise dos dados obtidos, percebe-se alguns entraves no Ecossistema de Empreendedorismo Social da Paraíba. Por exemplo, foi percebido que políticas públicas voltadas a empreendedorismo e inovação precisam ser implementadas. Essas políticas precisam ter orçamentos próprios e medidas de avaliação de impacto. Ademais, destaca-se o distanciamento e a ausência de interação dos atores com os programas ofertados ou até mesmo programas direcionados aos empreendedores sociais.
Audretsch, D. B., Eichler, G. M., & Schwarz, E. J. (2022). Emerging needs of social innovators and social innovation ecosystems. In International Entrepreneurship and Management Journal (Vol. 18, Número 1). Springer US. https://doi.org/10.1007/s11365-021-00789-9 Isenberg, D. J. (2010). The big idea: How to start an entrepreneurial revolution. Harvard Business Review, 88(6), 1–18. Isenberg, D. J. (2011). The Entrepreneurship Ecosystem Strategy as a New Paradigm for Economic Policy: Principles for Cultivating Entrepreneurships. The Babsos Entrepreneurship Ecosystem Project, 1(781), 1–13.