Resumo

Título do Artigo

USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA CADEIA DE SUPRIMENTOS E O DESEMPENHO AMBIENTAL E SOCIAL: Um Estudo Empírico
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Mike Militello
UFABC- Universidade Federal do ABC - Câmpus São Bernardo Responsável pela submissão
2 - Patrícia Belfiore Fávero
-

Reumo

Com o passar do tempo o tema Indústria 4.0 ganhou importância de reconhecimento mundial. Surge então o conceito de Cadeia de Suprimentos 4.0 (CS 4.0), para se referir a aplicação da I4.0 no contexto da cadeia de suprimentos (CS). Tal tema ainda é embrionário e representa uma oportunidade para significante pesquisa acadêmica e contribuição original na área. Considerando o exposto sobre a CS 4.0 em gerar vantagem competitiva, e que existem poucos estudos que explorem seus impactos, é importante que tal tema seja investigado.
Considerando o potencial da cadeia de suprimentos 4.0 em gerar vantagem competitiva, e que existem poucos estudos na área, é importante que esta lacuna de conhecimento, ou problema de pesquisa, seja investigado. O objetivo deste artigo é avaliar a associação entre o uso de tecnologias digitais na cadeia de suprimentos (CS) de uma empresa e seu respectivo desempenho ambiental e social.
Estudos, como o de Nara et al. (2021) indicam que o uso de tecnologias digitais na cadeia de suprimentos impacta o desempenho financeiro, ambiental e social da empresa. Além disso, estudos como o de Tortorella, Giglio e Dun (2019) indicam que existem características da empresa que moderam o efeito do uso de tecnologias digitais na cadeia de suprimentos e o respectivo desempenho gerado na empresa.
Foi definida uma amostra de empresas de diversos setores e indicadores do uso de tecnologias digitais na CS e de desempenho ambiental e social, os quais foram coletados através de reportagens online e de relatórios de sustentabilidade das empresas da amostra, respectivamente. Com os dados em mãos, foram extraídos quatro fatores do uso de tecnologias digitais, um do desempenho ambiental e um do desempenho social. Em seguida, para testar as hipóteses elaboradas, foram realizadas regressões lineares múltiplas considerando os fatores extraídos e mais três variáveis intervenientes.
Os resultados revelaram quatro grupos de tecnologias digitais: Dimensão de Integração e Análise de Dados; Dimensão de Automação e Monitoramento de Dados; Dimensão de Interação Humano-Máquina e Aplicativos Móveis; e Dimensão de Manufatura Aditiva e Robótica Colaborativa. Apenas a segunda dimensão está associada com a melhoria no desempenho ambiental. Nenhuma tecnologia digital se associou com a melhoria no desempenho social. Além disso, todas as contingências consideradas apresentaram um pequeno efeito moderador positivo sobre as relações investigadas.
Do ponto de visto teórico, os resultados revelaram quatro grupos de tecnologias digitais, além de responderem a associação entre o uso de tecnologias digitais e o desempenho ambiental e social. Do ponto de vista prático, os resultados ajudam profissionais da área a priorizar grupos de tecnologias digitais em implantação e capacitação interna, de acordo com o desempenho desejado.
NARA, E. O. B. et al. Expected impact of industry 4.0 technologies on sustainable development: A study in the context of Brazil’s plastic industry. Sustainable Production and Consumption, v. 25, p. 102–122, 1 jan. 2021. TORTORELLA, G. L.; GIGLIO, R.; VAN DUN, D. H. Industry 4.0 adoption as a moderator of the impact of lean production practices on operational performance improvement. International Journal of Operations and Production Management, v. 39, p. 860–886, 2019. Disponível em: