Resumo

Título do Artigo

TENDÊNCIAS DO “ENVIROMENTAL, SOCIAL AND GOVERNANCE” (ESG) NO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO: UM ESTUDO DE DUAS EMPRESAS DO SETOR FINANCEIRO INTEGRANTES DO ISE B3.
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Antônio Victor Ferreira Silva
-
2 - Raimunda Maria da Luz Silva
Universidade Federal Rural da Amazônia - campus capanema
3 - RODIVALDO BRITO DO ESPÍRITO SANTO
-
4 - FABRÍCIO DO NASCIMENTO MOREIRA
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO / PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Responsável pela submissão

Reumo

As tendências de Enviromental, Social and Governance (ESG – ou ASG, em português: Ambiental, Social e Governança) indicam que a sustentabilidade é o desafio do século. Dela dependem não só os negócios, mas também a vida do planeta em todas as suas formas de manifestação. Os gestores empresarias tem em suas mãos o desafio de gerenciar as variáveis ambientais e encontrar soluções para os problemas com potencial de afetar os negócios das companhias. Portanto, esse trabalho procura responder quais as principais tendências em matéria de ESG e como isso reflete no ambiente de negócios aqui no Brasil
Há interesse em saber: Quais as tendências de Enviromental, Social and Governance (ESG) nas empresas do setor financeiro que participam do ISE B3? A pesquisa tem como objetivo geral analisar as tendências do Enviormental, Social and Governance (ESG) no mercado de capitais brasileiro e seu reflexo nas empresas de capital aberto participantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE B3).
Discorre-se: o ESG Como Tendência No Mundo Corporativo. Depois a aplicação do Big Data e da Artificial Inteligence na Avaliação do Desempenho Corporativo das Ações Esg, no ISE B3 e a relação entre o ISE B3 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A investigação consiste em uma análise qualitativa fundamentada por dados coletados da base de dados SCOPUS. Também foram coletadas informações do ISE B3 e das divulgações de ESG das duas empresas analisadas, dispostas na plataforma ESG Wokspace, disponibilizada pela bolsa brasileira.
Os resultados demonstraram como principal interesse dos pesquisadores, os estudos relacionados ao desempenho social das companhias, à contabilidade ambiental, à divulgação (disclousure) das ações ESG, por parte das companhias, ao valor de firma das companhias, e à materialização das teorias de agência e de stakeholders. Os dados ESG das duas companhias analisadas indicaram ser ambas ainda emergentes na execução das ações de Ambiental, Social e Governança.
As evidências auxiliam na compreensão de como as tendências em matéria de ESG se conectam com a inovação, tecnologia, eficiência, desempenho financeiro, ambiental e social nas camadas internas e externas relacionadas às empresas de capital aberto, em sua atividade de gestão de partes interessadas.
B3, B., Bolsa e Balcão. A experiência do ISE B3 na Agenda 2030 e nos ODS., 2019b. Disponível em: . Acesso em: 4 abr. 2022 CASARIN, H. DE C. S.; BARBOSA DE PAULO, R. Uso seguro da informação: uma análise na base de dados SCOPUS. Palabra Clave, v. 9, no 2, abr. 2020.