Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL EM TRÊS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DO NORDESTE
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Juliana Marques de Oliveira
UFRPE-Universidade Federal Rural de Pernambuco - RECIFE (SEDE) Responsável pela submissão
2 - Ana Regina Bezerra Ribeiro
UFRPE-Universidade Federal Rural de Pernambuco - Sede

Reumo

As Instituições de Ensino Superior têm caráter decisivo na formação do âmbito sociocultural de indivíduos, impactando e refletindo diretamente sobre o espaço nas quais inseridas. Devendo, assim, estabelecer ações sustentáveis em suas gestões e em suas ações educacionais. O trabalho aborda os principais pilares que envolvem os conceitos e as práticas de sustentabilidade (social, ambiental e econômico).
A pesquisa foi conduzida em torno da seguinte questão: quais são as ações e as técnicas sustentáveis adotadas pelo Plano de Logística Sustentável da UFPE, UFRPE e da UFRN e seus impactos organizacionais (econômicos, sociais e ambientais)? Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo analisar, descrever e comparar ações, técnicas sustentáveis e seus impactos organizacionais (econômicos, sociais e ambientais) nas estratégias advindas das gestões em três Instituições de Ensino Superior (IES) da região Nordeste.
Chauí (2003), afirma que uma universidade sustentável auxilia os estudantes na compreensão da degradação do ambiente, estimula-os a práticas ambientalmente sustentáveis e os sensibiliza para as injustiças. De acordo com Alves (2010, p.2), as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) integram a administração indireta e, assim como todas as entidades estatais, devem ter sua atuação pautada na responsabilidade ambiental.
A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo a primeira a revisão bibliográfica em periódicos, levantamento de artigos, dados e informações a respeito do tema. A segunda etapa foi uma pesquisa documental acerca de Planos de Logística Sustentável implementados em três universidades do Nordeste. Esta pesquisa possui caráter qualitativo, e já quanto aos objetivos, ela possui caráter descritivo.
As universidades apresentadas ao longo deste relatório se mostram comprometidas com os objetivos referentes às práticas ambientais, tendo como resultado a mitigação da depredação ambiental advindo do avanço das ações do homem frente ao âmbito socioambiental e econômico. Contudo, é possível dizer que as instituições de ensino superior presentes no estudo compreendem sua participação e influência quanto a um agente de construção do futuro da humanidade, a partir da formação de indivíduos para além do meio acadêmico.
Para a realização deste estudo, não foram encontradas grandes dificuldades no percurso, visto o fácil acesso aos documentos públicos pelas universidades abordadas na análise documental e no estudo de caso. Com isso, pode-se afirmar que o resultado da pesquisa foi alcançado de forma exitosa e satisfatória. Como sugestão para próximos estudos, é interessante analisar questões como o conhecimento da existência e obrigatoriedade do PLS pela comunidade acadêmica e gestores.
ALVES, F. A. M. Aplicabilidade de normas ambientais na gestão da Universidade Federal de Sergipe. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Sergipe - UFS, São Cristóvão, 2010. CHAUI, M. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p. 5-15, nov./dez. 2003.