Resumo

Título do Artigo

CONTRIBUIÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL LATINO-AMERICANO
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - ELIZABETH BORELLI
REDE CLACSO - PUCSP Responsável pela submissão
2 - MYRT THANIA DE SOUZA CRUZ
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo , PUC-SP - FEA
3 - LUIZ HENRIQUE CARDOSO
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo , PUC-SP - Monte Alegre

Reumo

A partir do conceito de Responsabilidade Social Corporativa (RSC), entendida como o exercício da cidadania nos setores organizacionais, surgem as primeiras discussões acerca da Responsabilidade Social Universitária (RSU), dando origem a diversas conceitualizações. A Responsabilidade Social Universitária (RSU) é uma corrente latino-americana que teve início nos anos 2000, com a rede chilena de universidades “Universidad Construye País”, seguida pela Iniciativa Interamericana de Ética, Capital Social e Desenvolvimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
O objetivo geral desta pesquisa é identificar elementos de análise necessários para a estruturação e implementação de uma política de RSU; como objetivo específico, pretende-se analisar a responsabilidade social universitária (RSU), com base nos parâmetros estabelecidos pelo MODELO URSULA -2019.Nessa perspectiva de análise, tem-se como problema formulado por esta pesquisa: “a implementação da Política de Responsabilidade Social Universitária, utilizando o Modelo URSULA, reúne condições para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030?”
Instituições como a UNESCO, na Declaração Mundial sobre o Ensino Superior, já em 1998, mencionavam a importância da universidade em termos da contribuição ao desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida da sociedade, como fonte de formação de profissionais e cidadãos responsáveis e, ainda, da possibilidade de disseminação do conhecimento. De acordo com a abordagem de Vallaeys (2006), é na universidade que se forma o mais alto nível de qualificação do indivíduo, do ponto de vista técnico, científico e humano, ou seja, formação de caráter profissional e formação cidadã.
A opção metodológica centra-se na abordagem quali-quantitativa, utilizando a análise documental, de natureza descritiva-analítica. O quadro teórico trará autores que tratam das questões de responsabilidade social no mundo contemporâneo, envolvendo a questão da responsabilidade social e apresentação do Modelo URSULA, desenvolvido pela União de Responsabilidade Social Universitária Latino- Americana. As fontes de informação são secundárias e provêm da literatura acadêmica publicada,relacionada às categorias de análise: universidade e responsabilidade social universitária.
Uma forma eficiente de se avaliar experiências da implementação do Modelo URSULA é a análise dos relatos elaborados pelas próprias Universidades. Nesse sentido, a Pesquisa Continental URSULA representa um esforço coletivo das Instituições de Ensino Superior (IES) Latino-Americanas para a construção do conhecimento acerca da Responsabilidade Social Universitária (RSU), no continente. Trata-se de uma ferramenta de autodiagnóstico de RSU, baseada nos 12 objetivos e 66 indicadores de desempenho mencionados, sendo as IES se autoavaliam com a referida ferramenta.
O Modelo URSULA analisado neste trabalho evidencia, de forma enfática, o tema da sustentabilidade e da relação universidade-sociedade universitária como cenário e práticas de atuação possíveis da RSU. Nessa perspectiva, esta análise responde plenamente à pergunta que norteia esta pesquisa: a implementação da Política de Responsabilidade Social Universitária, utilizando o Modelo URSULA, com o estabelecimento de ações e metas, reúne, de fato, condições para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030.RSU se apresenta como um conceito amplo e dinâmico do conhecimento.
Unión de Responsabilidad Social Universitaria latinoamericana. URSULA.(2020). Investigación Continental URSULA 2018 y 2019, autoevaluación de 80 universidades latinoamericanas, la meta socialmente responsable menos lograda fue “Inclusión curricular de los ODS”. Disponível em: http://unionursula.org/investigacion/ . Acesso em 01/09/2022. VALLAEYS, F., y ÁLVAREZ, J. (2019). Hacia una definición latinoamericana de Responsabilidad Social Universitaria. Aproximación a las preferencias conceptuales de los universitarios. Educación XX1, 22(1), 93-116. doi:10.5944/educXX1.19442.