Resumo

Título do Artigo

0 ESTRESSE DO EMPREENDEDOR E AS ESTRATÉGIAS DE REDUÇÃO DOS IMPACTOS NOS NEGÓCIOS E NA QUALIDADE DE VIDA
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Cora Franklina do Carmo Furtado
Universidade Estadual do Ceará - Universidade de Fortaleza Responsável pela submissão
2 - Ana Karla Brito Cordeiro
Universidade Estadual do Ceará - Universidade Estadual do Ceará
3 - Ana Nayra Muniz de Lima
Universidade Estadual do Ceará - Itaperi
4 - Leticia Cunha da Silva
Universidade Estadual do Ceará - Universidade Estadual do Ceará

Reumo

O empreendedor assume riscos de natureza financeira, profissional, familiar, social e psíquico. Desta forma o estudo é motivado por entender estas questões e propor orientações já conhecidas por outros empreendedores no sentido de redução dos impactos na saúde mental, na redução dos impactos nos negócios e na qualidade de vida. O estudo é importante porque além de fornecer importantes ações de redução de estresse para os empreendedores também está alinhado aos objetivos do desenvolvimento sustentável ODS especificamente ao objetivo 8 Emprego Decente e Crescimento Econômico (ODS, 2020/2030).
A questão proposta é: quais os riscos que o empreendedor assume e mostrar as possibilidades de redução do estresse já conhecidas no sentido de proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar ao empreendedor? O objetivo geral do estudo é identificar os riscos que o empreendedor assume e mostrar as possibilidades de redução do estresse já conhecidas no sentido de proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar ao empreendedor nas pesquisas já publicadas e por meio de entrevistas narrativas.
O estresse pode ser visto como uma função da discrepância entre as expectativas da pessoa e sua capacidade de atender demandas, assim com a discrepância entre as expectativas do indivíduo e sua personalidade (KURAKTO, 2016, p.37). O enfrentamento está intimamente ligado ao estresse, e como as situações estressantes são em grande parte mediadas pela capacidade de adaptação do indivíduo, as definições de estresse devem refletir essa relação adaptativa e devemos estar igualmente preocupados em desenvolver informações e identificar situações, problemas e ocorrências que causam estresse.
A metodologia tem abordagem qualitativa e os estudos tomarão por base a narrativa dos riscos que os empreendedores assumem em negócios de impacto social que serão escolhidos para representação da pesquisa. Com base qualitativa optou-se pelo uso da narrativa porque é entendida por Godoi, Bandeira-de-Mello e Silva (2010, p. 406) como um discurso que versa ações que ocorreram no passado. Nesta ótica a aplicação da narrativa apoia o sentido de conhecer os riscos assumidos e conhecidos dos empreendedores de negócios de impacto social por meio das narrativas de suas histórias de vida.
A questão proposta é identificar esses riscos e mostrar as possibilidades de soluções da problemática no sentido de proporcionar mais qualidade de vida ao empreendedor. Os riscos são solidão, imersão nos negócios, problemas com as pessoas e necessidade de realização. As questões apontadas para redução do impacto do estresse foram relacionadas como: o networking, livrar-se de tudo, comunicação com os colaboradores, satisfação fora da empresa, delegação e exercitar-se rigorosamente constitui ações para diminuição do estresse do empreendedor (BOYD, GUMPERT, 1983 apud KURAKTO, 2016, p.38-39).
A questão proposta foi identificar os riscos de estresse do empreendedor e mostrar as possibilidades de soluções da problemática no sentido de proporcionar mais qualidade de vida ao empreendedor. Os riscos são solidão, imersão nos negócios, problemas com as pessoas e necessidade de realização. o networking, livrar-se de tudo, comunicação com os colaboradores, satisfação fora da empresa, delegação e exercitar-se rigorosamente constitui ações para diminuição do estresse do empreendedor (BOYD, GUMPERT, 1983 apud KURAKTO, 2016, p.38-39).
AKANDE, Adebowale. Coping with entrepreneurial stress: A Nigerian case study. Leadership & Organization Development Journal, 1992. BARKI, Edgard; COMINI, Graziella Maria (org). Negócios de impacto socioambiental no Brasil. Rio de Janeiro. E-book. GOLDSBY, Michael. BISHOP, James. GOLDSBY, Elizabeth. NECK Christopher B. NECK Christopher P. "The Impact of Self-Management Practices on Entrepreneurial Psychological States." Administrative Sciences. V. 11.1. 2021, p. 12. KURATKO, Donald. Empreendedorismo: Teoria, processo e prática. Trad. Noveritis do Brasil, 10ª ed. SP, Cengage Learning, 2016.