Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE DOS SISTEMAS COOPERATIVOS: UM ESTUDO A PARTIR DAS OPERAÇÕES DE CRÉDITO COM RECURSOS DO PRONAF NO TERRITÓRIO RIO MACHADO, RONDÔNIA – BRASIL
Abrir Arquivo

Tema

Políticas Públicas para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - ANDREIA DUARTE ALEIXO
- CAMPUS DE CACOAL Responsável pela submissão
2 - Nilda Catalina TAÑSKI
-

Reumo

As cooperativas de crédito compõem um segmento das instituições financeiras, integrando o quadro dos operadores do Sistema Financeiro Nacional (SFN), que tornam o acesso ao crédito mais fácil e barato, pois reduzem os juros e taxas de cheque especial e empréstimos (FERREIRA, GONÇALVES & BRAGA, 2007). O cooperativismo de crédito tem se destacado por seu apoio para a expansão do mercado de crédito no país. As cooperativas possuem taxas maiores do que a média dos outros segmentos, sua participação no mercado tem crescido de forma sólida, beneficiando especialmente as micro, pequenas e médias.
A gestão dos contratos na concessão de microcrédito com os recursos do PRONAF possui eficiência para as cooperativas de crédito do Território Rio Machado, Rondônia – Brasil? Verificar como as cooperativas de crédito avaliam a aplicabilidade dos recursos do PRONAF, bem como a sustentabilidade do sistema cooperativo, a partir da concessão do crédito, no Território Rio Machado, Rondônia – Brasil.
Para a organização não governamental World Wildlife Fund-Brasil (WWF), a sustentabilidade tem como foco o compromisso com a solidariedade com as gerações do futuro, no sentido de proteger o patrimônio capaz de satisfazer as suas necessidades, uma vez que relaciona a preocupação com o equilíbrio econômico, social, cultural e ambiental (WWF, 2021). A sustentabilidade é o reconhecimento de limites biofísicos alocados pela biosfera no processo econômico.
Trata-se dos procedimentos metodológicos que foram adotados para a realização da pesquisa de acordo com os objetivos propostos e com a problemática. Neste sentido, a metodologia utilizada incluiu, simultaneamente, a abordagem qualitativa-quantitativa, com escopo exploratório-descritivo, método dedutivo combinado com o método estatístico e estudo de campo com a utilização de técnica de entrevistas com roteiro-semiestruturado.
Para o Banco Central do Brasil, mesmo com os reflexos causados com a pandemia do COVID-19, segmento das cooperativas de crédito, obteve bons resultados. O setor manteve sua trajetória de crescimento e de importância no acesso ao crédito por parte de parcela considerável da população, em especial nos municípios do interior do Brasil. As cooperativas de crédito nos últimos anos, com ênfase nos dados referentes a 2020, mostra que, apesar da crise sanitária, a base de cooperados chegou a 11,9 milhões, a quantidade de unidades de atendimento cresceu 5,7% e chegou a 7.321, e aos ativos totais.
A partir destes resultados, avanços e as fragilidades aqui apontados, estes reforçam a necessidade de as cooperativas utilizarem um instrumento de gestão no acompanhamento e verificação da aplicabilidade dos recursos do PRONAF, para otimizar os resultados econômicos, bem como o fortalecimento do sistema cooperativo, inibindo a inadimplência, desvios e fraudes. Destaca-se que os resultados encontrados neste estudo demonstraram a importância do acompanhamento na concessão do crédito, mas o assunto não se esgota, a título de sugestão para trabalhos futuros.
ABRAMOVAY, R.; VEIGA, J.E. Novas Instituições para o Desenvolvimento Rural: o caso do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). Brasília: FIPE: IPEA, 1999. BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN). O que é cooperativa de crédito? Disponível em: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/cooperativacredito. Acesso em: 12/11/2021. BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO (BNDES). BNDES destinará R$ 5,1 bilhões do Plano Safra 2021/2022 a pequenos agricultores. Disponível em: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/imprensa/noticias/conteudo/bndes-destinara--rs-5-1-bilhoes