Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE E CONSUMO CONSCIENTE: desvendando as sobreposições sob as óticas ambientais e mercadológicas.
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Helen Cristina Ribeiro Soares
UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA - UFDPAR - Administração
2 - Mara Águida Porfírio Moura
- Universidade Federal do Delta do Parnaíba UFDpar
3 - WESLEY ALVES VERAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA - UFDPAR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA - UFDPAR Responsável pela submissão

Reumo

A ação humana provocou diversos problemas ambientais, na medida que foram surgindo novos conhecimentos científicos, tecnológicos e novos meios de extrair mais recursos da natureza, começou-se a observar que o crescimento da economia estava gerando impactos ambientais e sociais severos (SONIA, 2019). Surge, então, os debates sobre o assunto, sendo evidente que a responsabilidade em relação à preservação do meio ambiente é compartilhada, visto que a sociedade é responsável pelos efeitos nocivos da indústria sobre o meio ambiente (SILVA, 2012).
Se faz necessário compreender a sustentabilidade e suas dimensões. O estudo buscou responder a seguinte pergunta: qual a relação existente entre a sustentabilidade e consumo consciente dentro das temáticas ambientais e mercadológicas com base nos artigos publicados na plataforma CAPES, no período de 2016 a 2021? O objetivo deste estudo é analisar a relação existente entre sustentabilidade e consumo consciente com base nas temáticas ambientais e mercadológicas nos artigos publicados na plataforma CAPES, no período de 2016 a 2021
O impacto ambiental está atrelado ao ser humano desde o início dos tempos em que o homem se utilizava dos recursos da natureza para sobreviver, no entanto esse impacto sobre a natureza não era relativamente grave e de alto nível, na medida em que os humanos iam extraindo da natureza, a mesma ia se recompondo (DIAS, 2015). Com o surgimento das grandes civilizações, houve grande aumento da população, ficando desproporcional aos recursos naturais, que fez o homem descobrir novos meios de extrair mais da natureza com os avanços de novas técnicas.
O procedimento metodológico utilizado resume-se em uma revisão bibliográfica, qualitativa, descritiva e exploratória, uma vez que compreende uma revisão sistemática acerca da literatura e estudos existentes acerca da temática. Uma vez estabelecidos os objetivos desse estudo, deu-se início a coleta de informações por meio dos estudos bibliográficos acerca das duas temáticas. As principais palavras-chave utilizadas na busca foram: “sustentabilidade” e “consumo consciente”, em que a plataforma para seleção dos artigos foi o Web of Science (periódico CAPES).
O consumo consciente está diretamente ligado à sustentabilidade, visto que os padrões de consumo que eram praticados no passado, atualmente são insustentáveis, pois havia exploração excessiva dos recursos naturais. Assim, na década de 1990, a intervenção nesses padrões de consumo com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável, fez surgir o consumo consciente, entendido como um modo de vida que valoriza a responsabilidade ambiental, observando os impactos que um produto pode exercer no meio ambiente. Dessa forma, o consumo consciente é um meio para atingir a sustentabilidade.
Conclui-se que a sustentabilidade é algo amplo e complexo. Seu objetivo é a preservação do meio ambiente para que as gerações futuras tenham recursos para atenderem suas necessidades e não ser vista apenas como ferramenta estratégica para ganhar mercado. Enquanto o consumo consciente é um meio para chegar a esse objetivo agindo em conjunto com outras ações e atores, promovendo a vivência da sustentabilidade e a formação humanística dos envolvidos. Desse modo, a sociedadecobra atitudes ecologicas por parte das empresas, não consumindo seus produtos, caso não se adequassem.
SONIA, V. W. B. O; LEONETI, A. C. Sustentabilidade: princípios e estratégias. Barueri, SP: Manole, 2019. SILVA, M. E. Consumo sustentável: a articulação de um constructo sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECADM). Campo Largo- Paraná. v. 11, n 2, p. 217-232, jul/dez. 2012. DIAS, Reinaldo. Sustentabilidade: origem e fundamentos; educac?a?o e governanc?a global; modelo de desenvolvimento. São Paulo, Atlas 2015.