Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO SENTIDO DO TRABALHO DOS SERVIDORES DE UNIVERSIDADES SUSTENTÁVEIS - UM ENSAIO TEÓRICO
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Tema

Espiritualidade na Organizações

Autores

Nome
1 - CAROLINE PRESTES
Unipampa | Universidade Federal do Pampa. - Programa de Pós- Graduação em Administração Responsável pela submissão
2 - Thiago Antônio Beuron Corrêa de Barros
- Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Este ensaio teórico tem como objetivo apresentar um modelo teórico de como as estratégias e objetivos para o desenvolvimento sustentável - ODS - no ambiente universitário podem atribuir sentido ao trabalho dos servidores das Instituições de Ensino Superior. As universidades são consideradas, atualmente, fonte de disseminação de conhecimento para o desenvolvimento sustentável na sociedade, através das práticas de ensino voltadas à sustentabilidade e também ações para o desenvolvimento sustentável de suas operações. Desta forma, o papel dos servidores torna-se fundamental para a incorporação dos ODS nos campus universitários. Este processo, deve levar em consideração as relações de trabalho, os valores individuais e organizacionais, o nível de engajamento e comprometimento dos servidores com as estratégias sustentáveis. O modelo relaciona os elementos de significação do trabalho já abordados na literatura existente com as ações para o desenvolvimento sustentável, demonstrando que estes são capazes de atribuir sentido ao trabalho dos servidores em um nível individual, organizacional e social. As limitações estão associadas às dificuldades de encontrar estudos que contemplem a sustentabilidade relacionada ao sentido do trabalho e, assim como restringe, abre novos questionamentos para serem explorados de forma teórica e também empírica nas universidades.
This theoretical essay aims to present a theoretical model of how strategies and objectives for sustainable development - SDGs - in the university environment can give meaning to the work of employees of Higher Education Institutions. Universities are currently considered a source of knowledge dissemination for sustainable development in society, through teaching practices aimed at sustainability and also actions for the sustainable development of their operations. In this way, the role of civil servants becomes fundamental for the incorporation of the SDGs on university campuses. This process must take into account work relationships, individual and organizational values, the level of employee engagement and commitment to sustainable strategies. The model relates the elements of work meaning already addressed in the existing literature with actions for sustainable development, demonstrating that they are capable of attributing meaning to the work of civil servants at an individual, organizational and social level. The limitations are associated with the difficulties of finding studies that address sustainability related to the meaning of work and, as well as restricting, it opens new questions to be explored theoretically and empirically in universities.