Resumo

Título do Artigo

Estudo para elaboração de resolução que objetiva reduzir o uso de produtos de plásticos de uso único na Universidade Estadual de Londrina/PR
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Edineia Vilanova Grizio-Orita
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL - Universidade Estadual de Londrina
2 - Camila Santos Doubek Lopes
- Departamento de Design Responsável pela submissão
3 - LILIAN ALIGLERI
- Universidade Estadual de Londrina

Reumo

Várias instituições de ensino no mundo têm avançado na gestão ambiental de seus campi, fortalecendo a conservação e segurança ambiental. No contexto da Universidade Estadual de Londrina entende-se que o alto consumo de plástico de uso único traz consigo impactos ambientais que prejudicam a sadia qualidade de vida no Campus e seus arredores. Considerando esse cenário, entendeu-se a necessidade de realizar estudo para a construção de uma minuta de normativa interna visando a redução e/ou proibição do consumo de plástico de uso único.
No contexto dos grandes desafios ambientais da atualidade, o plástico de uso único é uma questão em evidência e ascendência já que a poluição plástica é reconhecida como um problema global que tem causado danos aos ecossistemas e à saúde humana (UNEP, 2022). Assim, tendo em vista estes impactos e o alto consumo de utensílios de plástico de uso único no âmbito da UEL, este trabalho objetivou realizar levantamento para embasar, ações de educação ambiental e para a concepção de uma minuta de resolução para a redução e/ou proibição do consumo de plásticos descartáveis.
Na sessão da Fundamentação Teórica deste artigo, apresentamos os conceitos e fundamentos para análise dos dados coletados, que são: Economia Circular e a Análise de Ciclo de Vida (ACV), na perspeciva de Geissdoerfer, et al.,(2017), OCDE, (2022) e UNEP (2021). Seguidamente fio realizado levantamento documental de iniciativas semelhantes de outras instituições, como Universidade de São Paulo, Universidade do Estado de Santa Catarina e Universidade Federal de Pernambuco.
Quanto ao método de abordagem, esta pesquisa é dedutiva e sua natureza aplicada. O objetivo é exploratório, e quanto aos procedimentos, variou conforme a fase de trabalho. Para a revisão de literatura foram consultadas fontes bibliográficas. Já a fase de sondagem de dados institucionais sobre quantitativos de compras de copinhos plásticos de uso único, contou com pesquisa documental. Para a medição dos copinhos descartados foi empregada metodologia experimental. Por fim, para o levantamento da opinião da comunidade interna, foi realizado um survey, através de questionário eletrônico.
Os dados sobre o volume de compras e descarte dos copos apontam para a urgência de promover uma mudança cultural no uso rotineiro das embalagens plásticas de uso único em prol da conservação do meio ambiente, em especial no âmbito do campus da UEL. A survey mostrou, entre outros dados, o alto engajamento à causa da redução uso de plásticos de uso único, e à causa ambiental, fortalecendo as convicções do grupo em seguir com as ações pretendidas.
A proposta construída partiu do pressuposto de que é preciso construir ações efetivas e progressivas nos níveis local (UNEP, 2022). Todavia, sabemos que avançar institucionalmente só será possível se contarmos com o compromisso dos conselhos e da alta administração da Universidade, do comprometimento político dos gestores das diferentes áreas e setores organizacionais, da adesão de servidores, docentes e estudantes e da criação de novas parcerias intraorganizacionais.
GEISSDOERFER, M. et al. The Circular Economy – A new sustainability paradigm? Journal of Cleaner Production, v. 143, p. 757–768, fev. 2017. OECD. Global Plastics Outlook: policy scenarios to 2060. Organisation for Economic Co-operation and Development, june 2022. PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C.. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. 277p. UNEP - United Nations Environment Programme. Addressing Single-use Plastic Products Pollution: Using a Life Cycle Approach. Nairobi. 2021.