Resumo

Título do Artigo

Negócios Inclusivos no mercado segurador: um estudo sobre perfil do empreendedor, processos e contexto, a partir do caso de um negócio descontinuado
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - ED DE ALMEIDA CARLOS
Fundação Educacional Inaciana (FEI) Padre Saboia de Medeiros - PPGA Responsável pela submissão

Reumo

Um conhecimento mais profundo dos conceitos de pobreza (PO) e exclusão social (ES) por empreendedores que criam, implementam e conduzem NI, indica ser relevante, pois tais negócios lidam direta ou indiretamente com o combate à PO e ES. Dada a escassez de estudos os conceitos de PO, ES, NI e perfil do empreendedor social, este estudo de caso de uma insurtech que atuou de 2018 a 2021 (encerrou suas operações), busca conectar o referencial sobre PO e ES com o do perfil dos empreendedores sociais e resultados de suas empresas, analisando uma eventual interferência entre eles.
Responder às perguntas: (a) em NI focados em Insurtechs, o entendimento dos empreendedores sobre PO e ES, tem influência no desempenho das organizações que lideram? (b) características do perfil dos empreendedores que ajudam a explicar os resultados de seus empreendimentos? (c) fatores como os ligados a processos e/ou ao contexto que ajudem a explicar seus resultados? Ao responder tais perguntas, tem-se por objetivo colaborar para um melhor entendimento sobre o perfil do empreendedor, inclusive seu conhecimento sobre PO e ES e se isso, de alguma forma, se revela em sua prática de gestão.
A fundamentação teórica deste estudo aborda os conceitos de (1) pobreza e exclusão social, (2) Negócios Inclusivos (NI), (3) perfil do empreendedor social e (4) Fintechs e Insurtechs.
Estudo de caso.
A discussão parte da análise das considerações dos entrevistados, em especial o empreendedor (E02) sobre (1) conhecimento sobre PO e ES por parte do empreendedor e eventual impacto nos resultados da empresa; (2) características do perfil dos empreendedores sociais que ajudem a explicar os resultados da empresa e (3) fatores ligados a processos (parcerias comerciais ou a tecnologia utilizada pela empresa, por exemplo) e/ou fatores ligados ao contexto (tipo de produto/serviço oferecido, ambiente econômico, por exemplo) que ajudem a explicar os resultados da empresa.
Indicações: NI não concebido como tal e sem entendimento de PO/ES por parte dos empreendedores, tende a tomar decisões focadas só em resultados comerciais, mesmo havendo “preocupação inclusiva e social”; características do empreendedor como histórico empreendedor familiar, assumir riscos, persistência, resiliência e liderança, presentes no caso. É positivo o uso de tecnologia no negócio, mas foram pontos de atenção: desconsiderar o corretor de seguros em seu modelo de negócios e falhas de comunicação interna e com o mercado, levando ao fim das atividades mesmo acessando recursos externos.
BAK, C. K. Definitions and Measurement of Social Exclusion – A conceptual and methodological review. Advances in Applied Sociology, v. 8, n. 5, 2018. DACIN, P. A.; DACIN, M. T.; MATEAR, M. Social Entrepreneurship?: Why We Don ’ t Need a New Theory and How We Move Forward From Here. AOM Perspectives, v. 24, n. 3, p. 37–57, 2010. PETRINI, M.; SCHERER, P.; BACK, L. Modelo De Negócios Com Impacto Social. RAE, v. 56, n. 2, p. 209–225, 2016. SCHMIDT, S.; BOHNENBERGER, M. C. Perfil Empreendedor e Desempenho Organizacional. RAC, v. 13, n. 3, p. 450–467, 2009.