Resumo

Título do Artigo

POLÍTICA ORGANIZACIONAL: Indicadores de responsabilidade social do instituto ETHOS, ABMES e ONU como meios de concretização de estratégias organizacionais
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Camila Corrêa Teixeira
UNAMA - ALCINDO CACELA - UNAMA Responsável pela submissão
2 - Regina Cleide Figueiredo da Silva Teixeira
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - Unama Alcindo Cacela

Reumo

Inicialmente buscou-se demonstrar as transformações sociais e mercantis para compreender as ações desenvolvidas pela instituição de ensino superior, como também buscou-se estudar a adequação aos indicadores da Organização das Nações Unidas (ONU), Instituto Ethos e ABMES das ações desenvolvidas, para assim se poder reconhecer as características de cada indicador e a forma como pode ser considerado eficaz para a concretização da política organizacional das empresas, perpassando os quesitos de maior relevância da sustentabilidade, como abordagens ambientais, sociais e econômicas.
A pesquisa tem como problema de pesquisa a indagação ‘Até que ponto a política organizacional a partir dos indicadores de responsabilidade social do Instituto Ethos, Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) e Organização das Nações Unidas (ONU) é meio de concretização das estratégias organizacionais?’. E objetiva a identificação adequada dos indicadores da Organização das Nações Unidas (ONU), do instituto Ethos e da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) nas ações de responsabilidade social das organizações de ensino brasileiras.
É trazida a apresentação dos indicadores de responsabilidade social do Instituto Ethos, Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) e Organização das Nações Unidas (ONU) e a ligação destes indicadores com os fundamentos organizacionais, cultura organizacional e política organizacional, para que assim seja possível a constatação da necessidade destes e da relação existente entre os mesmos.
A pesquisa é teórica, exploratória, bibliográfica e qualitativa (GIL, 2022) acerca da cultura e política organizacional e os indicadores da Organização das Nações Unidas (ONU), do instituto Ethos e da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), como caminho de efetividade para a responsabilidade social.
A Responsabilidade Social Empresarial tem sido ponto focal de estudos referentes a sua aplicabilidade no mundo negocial, podendo-se inferir que a execução de ações de Responsabilidade Social é de fundamental importância nas empresas vez que se trata de uma estratégia de mudança de comportamento, se utilizando dos melhores elementos de abordagem tradicional social para que, em um processo integrado de planejamento e de ação, se aproveite de avanços tanto tecnológicos como de comunicação para repensar e reaplicar questões relativas à conscientização, mudança de valores e comportamentos pessoais.
Temos que, para alcançar a concretização dessas estratégias organizacionais é necessário ter como fundamento e também incluir na política e na cultura organizacional a preocupação com responsabilidade social. Para isso, um dos caminhos é a utilização a fundo dos indicadores apresentados, quais sejam Instituto Ethos, Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) e Organização das Nações Unidas (ONU).
A.C. GIL (2002), J.L. Albuquerque (2009), H. Aflalo (2012), M.C. Almeida (2003), R.G. Amaral (2022), P.A. Argenti (2014), I.P. Azevedo (2013), H.U. Baracho; M.A.B. Cecato (2017), L. Bardin (1977), H.R. Bawen (1957), Brasil (1988), A.B. Carrol (1979), I. Chiavenato (2004), K. Davis (1967), R. Dias (2011), M.C. Ferreira; E.L. Assmar (2004), ODS (2022), L.D. Giuzi (1987), A. Ignacio Calderon (2005), Instituto Ethos (2022), M.T. Jones (1996), E.M. Lakatos; M. de A. Marconi. (1988), A.L.L. Lopes (2006), R. Luz (2003), J.W. Mcguire (1963), ONU (2022), ORSIS (2018), R.N. Owens (1954), etc.