Resumo

Título do Artigo

ECONOMIA CIRCULAR E OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEIS (ODS): UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Milton Jarbas Rodrigues Chagas
Universidade Federal do Cariri-UFCA - CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Responsável pela submissão
2 - Antonio Rafael Valério de Oliveira
Universidade Federal do Cariri-UFCA - Auditoria Interna

Reumo

Uma vez que o modelo linear de produção-consumo e descarte está atingindo seu limite (UNIDO, 2013), a Economia Circular (EC) surge como um que se inspira na natureza e corresponde a um sistema industrial restaurador e regenerativo, objetivando manter produtos, componentes e materiais em seu mais alto nível de utilidade e valor, visando dissociar o desenvolvimento econômico global do consumo de recursos finitos (ELLEN MACARTHUR FOUNDATION, 2012). As discussões sobre o conceito de Economia Circular vêm crescendo na última década em diferentes países, aponta o estudo de Saavedra et al (2018).
O objetivo desse estudo é analisar como a produção acadêmica sobre relação das temáticas economia circular e objetivos do desenvolvimento sustentável se relacionam. Com os achados da pesquisa é possível contribuir para a academia, uma vez que demonstra o panorama dos estudos realizados com as temáticas investigadas, elencando se há relação e quais as principais relações da Economia Circular com os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável.
Para Haas et al. (2015), a Economia Circular (EC) é uma estratégia simples, mas convincente, que visa reduzir tanto a entrada de materiais virgens quanto a produção de resíduos, fechando loops econômicos e ecológicos de fluxos de recursos. A ideia de uma EC envolve que o valor e a utilidade dos produtos sejam estendidos e que a produção e o consumo sejam utilizados como recursos secundários (MAYER et al., 2019). Alves e Fernandes (2020), a partir de uma revisão de literatura interdisciplinar,apresentaram a trajetória de estudos sobre desenvolvimento, culminando nos ODS
Para atingir o objetivo proposto realizou-se a pesquisa na base Web of Science (WoS) com os seguintes descritores: (“*development sustainable goals*” AND “*Circular economy*”) no campo “resumo” e especificou-se somente o tipo “article”, o que retornou o quantitativo de 336 títulos. Ressalta-se que o asterisco (*) nos descritores foi inserido com o propósito de incluir expressões que contém além da palavra escrita. Por meio de bibliometria, foram considerados os artigos identificados acerca da temática entre 2015 e setembro de 2022. O estudo usou como ano inicial 2015.
ao analisar as 336 publicações, é possível observar um crescimento considerável ao longo dos anos, com destaque para 202q, bem como a tendência de crescimento em 2022, pois foram publicados 131 e 88 estudos, respectivamente. Os achados são corroborados pelos estudos de Schroeder, Anggraeni e Weber (2019) uma vez que os autores ao identificar até que ponto as práticas de EC são relevantes para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), constataram que as práticas de EC, podem contribuir diretamente para alcançar um número significativo de metas dos ODS.
s estudos apresentam uma tendência de alta na quantidade, confirmando os resultados de pesquisas anteriores, notadamente a partir de 2019, com tendência de maior recrudescência em 2022. Outro resultado que deve ser considerado é que as publicações continuam a ser veiculadas em periódicos de grande relevância, pois constatou-se que são bem classificadas na Plataforma Sucupira-Qualis Periódico. Demonstrando a relevância do tema no meio científico e aplicabilidade nas áreas analisadas (FARIAS et al., 2021).
ABADIA, L. G.; CARVALHO, M. M. Sustainability in project management literature: main themes, trends and gaps. Revista Gestão Da Produção Operações e Sistemas, v. 13, n. 4, p.52-75, 2018. ALVES, E. E. C.; FERNANDES, I. F. A. L. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: uma transformação no debate científico do desenvolvimento? Meridiano 47 - Journal of Global Studies, [S. l.], v. 21, 2020. DOI: 10.20889/M47e21010. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/MED/article/view/29887. Acesso em: 2 out. 2022.