Resumo

Título do Artigo

IMPACTOS ECONÔMICO-FINANCEIROS CAUSADOS PELA PANDEMIA DA COVID-19 NO MERCADO AÉREO BRASILEIRO
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Tema

Finanças Sustentáveis

Autores

Nome
1 - FERNANDO RUFINO DE BARROS
FUCAPE BUSINESS SCHOOL - Vitória Responsável pela submissão
2 - Fábio Castelo Branco Ponte de Araújo
FUCAPE BUSINESS SCHOOL - Fucape
3 - Aziz Xavier Beiruth
-

Reumo

As informações das demonstrações financeiras possibilitam aos gestores e demais stakeholders analisar a situação de uma empresa para melhor delineamento das ações futuras para garantia da sua sustentabilidade. A análise econômico-financeira de uma empresa, por meio de indicadores financeiros calculados a partir destes demonstrativos, evidencia sua performance quanto à competitividade no mercado, tornando-se importante na tomada de decisão dos investidores (OLIVEIRA et al., 2017).
Embora demonstrem um cenário passado, ao produzir reflexos futuros, estas informações redefinirão a percepção do investidor, pois possuem grande importância em diferentes decisões, seja para novos investimentos, introdução de novos produtos no mercado, aquisições ou fusões. Neste sentido, estas informações se tornam um fator fundamental em contextos de incerteza econômica, como o vivido pela pandemia. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar os impactos econômico-financeiros causados pela pandemia da COVID-19 em duas grandes empresas aéreas do Brasil no período de 2019 a 2021.
Embora o setor de transporte aéreo possa ser considerado concentrado, no Brasil ou em países considerados como referência (Estados Unidos e Austrália), ainda existe competição entre as empresas (CARNEIRO; GUIMARÃES, 2021). Dessa forma, em um ambiente mais competitivo, as estratégias de custo, preço e serviços utilizadas pelas empresas tradicionais são reavaliadas e adaptadas (CARNEIRO; GUIMARÃES, 2021; FRAZÃO; OLIVEIRA, 2020).
Para a coleta de dados foi utilizado o método documental com base nos Balanços Patrimoniais e Demonstrações de Resultados das empresas selecionadas. A amostra foi composta pelas empresas aéreas azul S.A (Azul) e Gol S.A (Gol). O fato estarem entre as empresas com maior participação no mercado aéreo brasileiro (ANAC, 2020; SOARES et al., 2021) motivou a escolha da amostra, além da disponibilidade dos dados para a pesquisa. O período selecionado para analisar os impactos da pandemia da COVID-19 compreende os anos de 2019 a 2021.
Quando se analisa os resultados de 2020 da Cia Gol, comparando a 2019, os mesmos foram reflexo do aumento das obrigações e dívidas financeiras da empresa, contabilizados em seu passivo. Embora tenham também aumentado no ano de 2021, o fluxo de caixa (ativos circulantes) apresentou crescimento em maiores proporções, fazendo com os indicadores de liquidez aumentassem, porém ainda em níveis inferiores a 2019. Os índices de liquidez da Cia Azul nos anos de 2020 e 2021 apresentaram uma variação razoável, demonstrando recuperação, mas não aos patamares de 2019.
Quando se analisa os resultados de 2020 da Cia Gol, comparando a 2019, os mesmos foram reflexo do aumento das obrigações e dívidas financeiras da empresa, contabilizados em seu passivo. Embora tenham também aumentado no ano de 2021, o fluxo de caixa (ativos circulantes) apresentou crescimento em maiores proporções, fazendo com os indicadores de liquidez aumentassem, porém ainda em níveis inferiores a 2019. Os índices de liquidez da Cia Azul nos anos de 2020 e 2021 apresentaram uma variação razoável, demonstrando recuperação, mas não aos patamares de 2019.
ABEAR. A aviação no Brasil. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2022. AILLÓN, H. S. et al. Análise das informações por segmento: divulgação de informações gerenciais pelas empresas brasileiras. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 10, n. 19, p. 33–48, 26 abr. 2013. ALBERS, S.; RUNDSHAGEN, V. European airlines? strategic responses to the COVID-19 pandemic (January-May, 2020). Journal of Air Transport Management, v. 87, p. 101863, 1 ago. 2020. ANAC. Anuário do Transporte Aéreo 2020. Disponível em: . Acesso em: