Resumo

Título do Artigo

DISCLOSURE AMBIENTAL DAS COOPERATIVAS DE AVICULTURA DO ESTADO DO PARANÁ
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Juliano Garrett Galvão
- Ciências Sociais Aplicadas x Ciências Agrárias (Interdisciplinar) Responsável pela submissão
2 - Verônica Schmidt
-

Reumo

A evidenciação das demonstrações financeiras obrigatórias das cooperativas é modesta e tem como objetivo, basicamente, a comunicação aos membros cooperados. Ainda assim, o disclosure de informações de forma voluntária é possível e vem sendo utilizado por algumas cooperativas. No Paraná, o setor avícola é dominado por grandes empresas e cooperativas que atuam nesse mercado, sendo, portanto, referência nacional. O estado é o maior produtor nacional, possuindo o maior número de rebanhos avícolas do país, sendo uma referência em tecnologia e organização de produção.
Pelo crescente relacionamento das cooperativas com a sociedade e sua relevância na questão ambiental, pela obrigatoriedade na evidenciação ambiental e pela escassa literatura sobre o disclosure relacionado a cooperativas de avicultura, a presente pesquisa se propôs a responder a seguinte questão: quais os fatores que determinam a divulgação voluntária de informações ambientais pelas cooperativas de avicultura do estado do Paraná? Para responder a pergunta acima, se faz necessário analisar aspectos conceituais do estudo, provendo suporte à análise dos resultados.
A histórica Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em 1972 em Estocolmo, na Suécia, foi a primeira reunião de chefes de estado organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para considerar assuntos relacionados ao meio ambiente. Nas discussões estiveram presentes chefes de 113 países e mais de 400 instituições governamentais e organizações não governamentais (ONG) que, pela primeira vez, deram atenção aos problemas do crescimento da população mundial, bem como da poluição e intensa exploração dos recursos naturais.
Pode-se classificar a metodologia desta pesquisa como descritiva explicativa pelo fato de se destinar a explicar os fatores que determinam a evidenciação voluntária de informações ambientais pelas cooperativas de avicultura do estado do Paraná. Quanto à abordagem do problema, serão utilizados métodos qualitativos e quantitativos. Quantitativos, em função da análise estatística dos dados levantados.
Devido à diferença de modelos existentes de divulgação de dados pelas cooperativas, não sendo possível obter um único modelo, optou-se por avaliar os dados de forma binária, ou seja, se a cooperativa divulga determinado dado recebe nota 1, se não divulga, recebe nota 0. Os dados foram analisados com a apresentação das médias de divulgação por subcategorias e com base na obra de Schultz et al. (2012), o qual desenvolveu três índices aritméticos: Índice de Disclosure (ID), Índice de Disclosure das Empresas (IED) e Índice Geral de Disclosure das Empresas (IEDG). O Índice de Disclosure (ID) demon
Este trabalho teve o propósito de investigar o nível de disclosure voluntário de informações ambientais nas demonstrações financeiras das cooperativas agropecuárias de avicultura do estado do Paraná. Foram selecionados três grupos de informações - ambientais, econômicas e sociais -, divididos em 17 categorias e 92 subcategorias das seis cooperativas de avicultura. O estudo mostrou que as seis cooperativas analisadas apresentam informações de caráter ambiental, havendo, no entanto, a necessidade de ampliar a divulgação no que tange à categoria de Mercado de Créditos de Carbono.
ALMEIDA-SANTOS, P. S. A.; VARGAS, A. J.; ALMEIDA, D. M.; LAVARDA, C. E. F. Nível de disclosure verde e a reputação corporativa ambiental das companhias brasileiras de capital aberto. Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 63-82, 2012. Disponível em: . BRASIL. Lei 5.764, de 16 de dezembro de 1971. Define a Política Nacional de Cooperativismo, institui o regime jurídica das sociedades cooperativas, e dá outras providências. Brasília, DF, 1971.