Resumo

Título do Artigo

INFLUÊNCIA DO ENGAJAMENTO EM PRÁTICAS AMBIENTAIS, SOCIAIS E DE GOVERNANÇA SOBRE O DESEMPENHO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS
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Tema

Finanças Sustentáveis

Autores

Nome
1 - Leonardo Moura peixoto neto
Universidade Estadual do Ceará - UECE
2 - HYANE CORREIA FORTE
- Universidad de Valladolid Responsável pela submissão
3 - Vicente Lima Crisóstomo
- Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
4 - LARISSA KAROLINE SOUZA SILVA
- Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC)

Reumo

Atributos ambientais, sociais e de governança (ASG) tornaram-se importantes ferramentas nas estratégias de negócios das empresas (Shakil, 2021; Yoon, Lee, & Byun, 2018). Investidores têm passado a demandar das empresas, com maior frequência, mais ações sustentáveis que contribuam com o bem-estar social, além da tradicional performance financeira (Shakil, 2021). Assim, gestores de recursos e fundos soberanos têm incorporado critérios ASG como pilares centrais para suas tomadas de decisões de alocação de investimentos (CFA Institute, 2018).
A transparência dos atributos ASG podem afetar a reputação da empresa frente aos seus concorrentes e, consequentemente, sua vantagem competitiva e seu valor de mercado (Chen & Xie, 2022; Fafaliou et al., 2022). Nessa perspectiva, tem-se o seguinte questionamento de pesquisa: Qual a influência do engajamento em práticas ambientais, sociais e de governança sobre o desempenho das empresas? O objetivo é investigar a influência do engajamento em práticas ASG sobre o desempenho das empresas brasileiras.
Fundamentados na Value Enhancing Theory, diferentes estudos apontam que a integração de atividades socialmente responsáveis em estratégias e práticas corporativas podem gerar vantagens competitivas que propiciem a criação de valor de longo prazo para o acionista (Miralles-Quirós et al., 2018; Yoon et al., 2018). Assim, sugere-se que os atributos ASG podem aumentar o desempenho operacional, financeiro e de mercado das empresas, por meio da transparência, maior responsabilidade e aprimoramento da confiança das partes interessadas (Chen & Xie, 2022; Li et al., 2018; Yoon et al., 2018).
Foram analisadas 685 observações de 85 empresas listadas na B3, que foram avaliadas pela CSRHub Consensus ESG Ratings, agência de rating que fornece informações ASG, e apresentaram informações financeiras no Economática®, no período de 2010 a 2019. Por fim, foram realizadas análises multivariadas para se investigar o efeito do engajamento em práticas ASG sobre o desempenho financeiro. Os dados da pesquisa foram estimados e analisados por meio do modelo de regressão Pooled OLS.
A pesquisa confirma a sugestão de que há uma influência favorável do engajamento em práticas ambientais, sociais e de governança sobre o valor de mercado das empresas brasileiras. Os achados do estudo mostram, ainda, que as práticas ASG, de fato, impactam positivamente o desempenho financeiro das organizações. Os resultados são robustos ao uso de duas proxies para o grau de preocupação com ASG (CSRHub e presença no ISE). Os resultados da pesquisa também indicam, entretanto, que o nível de ASG das empresas não influencia o desempenho operacional.
Apoiando-se na Value Enhancing Theory, a pesquisa confirma a importância da adesão e aplicação de práticas e políticas voltadas aos aspectos ASG nas companhias. O engajamento em práticas ambientais, sociais e de governança parece ser um fator capaz de gerar vantagens competitivas para as empresas, o que pode fazer com que a empresa seja mais bem apreciada pelos investidores, promovendo a melhora do desempenho financeiro e da criação de valor a longo prazo.
Velte, P. (2017). Does ESG performance have an impact on financial performance? Evidence from Germany. Journal of Global Responsibility, 8(2), 169–178. https://doi.org/10.1108/JGR-11-2016-0029 Yoon, B., Lee, J. H., & Byun, R. (2018). Does ESG performance enhance firm value? Evidence from Korea. Sustainability (Switzerland), 10(10), 3635. https://doi.org/10.3390/su10103635 Zhao, C., Guo, Y., Yuan, J., Wu, M., Li, D., Zhou, Y., & Kang, J. (2018). ESG and corporate financial performance: Empirical evidence from China’s listed power generation companies. Sustainability (Switzerland), 10(8), 1–18.