Resumo

Título do Artigo

TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE: um estudo sobre a transformação da cadeia produtiva do açaí através da verticalização e alongamento de safra
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Árina Pereira Fernandes
Universidade Federal do Pará - UFPA - Faculdade de Administração
2 - Warlen Alex Pereira de Almeida
Universidade Federal do Pará - UFPA - Faculdade de Administração Responsável pela submissão

Reumo

No estado do Pará encontra-se um dos frutos com maior potencial econômico dos últimos anos, o açaí. Com números cada vez mais expressivos no mercado nacional e internacional, e como consequência da alta demanda, tem-se uma crescente nas empresas do setor, atuando em diferentes áreas da cadeia produtiva. Entretanto, existem alguns entraves em sua produção, como as questões relacionadas a entressafra e o risco sustentável na criação de uma monocultura que pode afligir a diversidade da fauna amazônica.
O trabalho apresenta alternativas para o maior obstáculo do mercado de açaí, que se resume na baixa oferta do produto nos períodos de entressafra, com base nos métodos e técnicas utilizados por uma fábrica de açaí situada no município de Benevides, além de explorar pesquisas realizadas por programas governamentais, de modo a amenizar a problemática
Os dados foram coletados a partir de uma pesquisa de campo com a realização de uma visita técnica à fábrica, no âmbito da disciplina de Administração da Produção, com dados coletados através de um roteiro de observação e anotações de campo. Somado a isso, foi realizada pesquisa bibliográfica em artigos, revistas, folhetos e disposição estatística em sites governamentais como IBGE e CONAB.
foi realizada uma pesquisa exploratória visando entender o atual mercado do açaí e suas tendências ao longo dos anos, através da análise de dados quantitativos públicos divulgados por órgãos governamentais como o IBGE e a CONAB, além de apresentar resultados de projetos relacionados ao tema, elaborados por instituições de pesquisa como a EMBRAPA. Nossa fonte primária advém da pesquisa praticada em campo e entrevistas com a equipe gerencial, no intuito de extrair as principais técnicas e estratégias competitivas desempenhadas pela fábrica analisada.
É preciso que os debates sobre como manter o crescimento das empresas de forma equiparada com a preservação dos ecossistemas florestais seja uma pauta sempre presente nas discussões desse mercado. Por fim, é importante destacar a qualidade do gerenciamento, que consegue vincular os setores internos e realizar um trabalho de qualidade tanto industrial quanto na gestão da cadeia de suprimentos, conciliando controle e uma visão de futuro promissora, integrando os produtores locais e investindo em pesquisa e inovação.
A empresa em estudo voltou seus investimentos de modo a contornar os principais empasses da indústria do açaí, focando em boas práticas de cadeia produtiva com foco na sustentabilidade, resultando na produção de frutos melhores; estratégias administrativas como a verticalização dos processos visando um maior controle de qualidade; e parcerias com universidades voltadas para estudos com o objetivo de alongamento de safra.
CONAB. Análise mensal: açaí (fruto): dezembro de 2020. Brasília, DF, 2020. 14 p. IBGE. Sistema IBGE de Recuperação Automática. Tabela 1613: Área Destinada À Colheita, Área Colhida, Quantidade Produzida, Rendimento Médio E Valor Da Produção Das Lavouras Permanentes. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/1613#resultado. Acesso em: 20/07 jul. 2022a.