Resumo

Título do Artigo

REFLEXOS DA IMPLEMENTAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
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Tema

Casos de Ensino e Métodos de Pesquisa em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Juliana Silva Arruda
- Centro Universitário Christus- UNICHRISTUS Responsável pela submissão
2 - Liliane Maria Ramalho de Castro e Silva
- Universidade Federal do Ceará - UFC

Reumo

As práticas que envolvem a temática sustentabilidade estão presentes nas rotinas diárias, sejam estas individuais ou corporativas, nesse âmbito, envolvem-se também aspectos relacionados à educação. A partir, essencialmente, do contexto socioambiental preocupante a que o mundo chega, principalmente pela falta de informação acerca dos impactos e das consequências alarmantes sob o meio ambiente causados por ações do dia a dia dos seres humanos (PRADA, 2020).Silva e Fraxe (2016) consideram a compreensão do termo habitus a partir de um dinamismo semiótico e de relação direta com os seres humanos.
Os alunos devem se desenvolver a partir da superação dos desafios no seu processo de aprendizagem através da implementação das variadas metodologias e sistemas pedagógicos possibilitados pela utilização de recursos digitais. As metodologias devem oportunizar o desenvolvimento de competências, habilidades e ações de sustentabilidade dos discentes, além de mudanças na estruturação do currículo das escolas brasileiras, ainda, muitas vezes, rígido e inflexível. O objetivo geral analisar os reflexos e do uso das tecnologias digitais para o desenvolvimento da consciência sustentável de aluno.
A Organização das Nações Unidas (ONU) define o desenvolvimento sustentável como a busca a atender as demandas de diferentes gerações na tentativa de cuidar das suas necessidades individuais (ONU, 2014). Essa conceituação caracteriza-se por um sistema que abrange uma perspectiva cultural, ambiental, sociopolítica e econômica. A implementação da Base Nacional Curricular Comum- BNCC aliada ao desenvolvimento das novas metodologias, além do avanço das tecnologias digitais na Educação, iniciou-se uma preocupação em formar os alunos para facilitar o desenvolvimento sustentáveis.
Esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública municipal de Aquiraz/CE, em grupos de dois ou mais aprendentes. Foi utilizada a metodologia qualitativa, com caráter interpretativo. A técnica de pesquisa envolveu a observação participante, com análise microgenética, e, como instrumentos de coleta de dados, vídeos e diários de campo. As atividades planejadas envolveram as disciplinas curriculares, o uso do computador e alguns recursos da Internet aliados aos temas sustentáveis, relacionando a tecnologia à Educação, promovendo autonomia do aprendente, atuando como protagonista.
O projeto promoveu a conscientização sustentável dos educandos, por meio da elaboração de várias atividades, como postagens no Facebook, discussões de grupo em sala de aula, produção de vídeos, aula de campo, todas envolvendo os temas e os subtemas em atividades interativas e coletivas.o aluno M postou uma figura na rede social, o aluno R pesquisou o que ele poderia criar. Então, disse que queria fazer um gerador de energia utilizando água sanitária. Outros alunos sugeriram estabelecer oficinas de material reciclado na escola, corroborando que a imagem postada pelo colega.
O tema trabalhado, no caso a sustentabilidade, por ser atual e discutido no meio educacional, social e cultural dos alunos, também criou esse ambiente propício ao desenvolvimento, visto que foi passível de discussões e questionamentos.A metodologia diversificada, envolvendo diferentes tipos de recursos, como tablets, aula de campo, visualização de vídeos, apresentação dos trabalhos, produção de slides e vídeos, debates em sala de aula, enquetes e essencialmente atividades em grupo, forneceram e caracterizaram um contexto fomentador do desenvolvimento de pensamentos e ações sustentáveis.
PRADA, N, V. Educação para sustentabilidade: ampliando oportunidades. XXII ENGEMA. São Paulo, 2020. SILVA, C. M. M. DA,: FRAXE, T DE J. P. Territorialidades ribeirinhas: habitus, ethos ambiental e sustentabilidade no lago do Zé Açu/Parintins-AM. Ateliê Geográfico - Goiânia- GO, v. 10, n. 3, p. 155-178, dez./2016. SILVA, R. A. ; SILVA NETO, B. F. ; CAMARA, H. M. S. ; CASTRO, S. M. N. ; MORAIS, L. A. . Estudo teórico do ?habitus socioambiental? no contexto da educação ambiental e ecopedagogia. XXII ENGEMA. São Paulo, 2020.