Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA SOBRE SIMBIOSE INDUSTRIAL: mapeamento da literatura internacional
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Tarcísio da Cunha Nogueira
Universidade Federal do Oeste da Bahia - Centro Multidisciplinar de Luís Eduardo Magalhães
2 - Adriano David Monteiro de Barros
- Centro Multidisciplinar de Luís Eduardo Magalhães/Universidade Federal do Oeste da Bahia Responsável pela submissão

Reumo

Economia Circular (EC), sistema em que a entrada e desperdício de insumos, emissão e vazamentos de energia são minimizados através do fechamento dos ciclos de materiais, tem como uma de suas principais subáreas a Simbiose Industrial (SI) tema que vem ganhando destaque nas duas últimas décadas na literatura científica. A bibliometria, ferramenta que vem recebendo grandes contribuições, como por exemplo a implementação do pacote em R Bibliometrix, que será aplicado para analisar o comportamento das publicações sobre SI.
Este trabalho teve como objetivo analisar, por meio de um mapeamento bibliométrico em duas grandes bases de dados o comportamento da literatura sobre SI. Assim, o seguinte objetivo busca ser analisado: como a literatura internacional aborda a Simbiose Industrial?
A Simbiose industrial é definida por Chertow (2000) como um sistema de indústrias separadas que buscam vantagens competitivas através de trocas de materiais, energia, insumos, subprodutos etc. Com grandes avanços na literatura, o mapeamento bibliométrico de autoria, cocitações, publicações por países, periódicos e palavras-chaves e aplicação das leis bibliométricas foi realizado. O modelo proposto por Cobo et al. (2011) foi utilizado para identificação de diferentes agrupamentos temáticos.
Um banco de dados com 647 artigos provenientes das bases Web of Science e Scopus foi criado e analisado através do pacote Bibliometrix e sua interface web Biblioshiny. Para criação do banco de dados, o critério de seleção buscou todos os artigos científicos e de revisão de literatura que continham o termo “Industrial Symbiosis” presente no título.
Foi possível observar um comportamento crescente nas publicações sobre SI, embora que, devido a fatores principalmente relacionados às cocitações, o número de citações dos artigos é predominantemente baixo. Foi possível observar uma boa conexão entre os principais autores do tema, bem como a importância da implementação de políticas de incentivo a SI. A análise de temas também foi realizada e foi possível verificar que as publicações dos temas motores são estudos de casos ou relacionados a redes e proximidade geográfica.
Através do estudo foi possível observar uma vasta quantidade de informações relevantes sobre SI. Principais autores, países e periódicos foram identificados. A análise temática proporcionou uma visão que as publicações de maior aprofundamento no tema buscam aplicações práticas e técnicas facilitadoras em SI.
CHERTOW, Marian R. INDUSTRIAL SYMBIOSIS: Literature and Taxonomy. Annu. Rev. Energy. Environ., v. 25, n. November, p. pp 313-337, 2000. Disponível em: . COBO, M. J. et al. An approach for detecting, quantifying, and visualizing the evolution of a research field: A practical application to the Fuzzy Sets Theory field. Journal of Informetrics, v. 5, n. 1, p. 146–166, 2011. Disponível em: .