Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DA MATURIDADE E DESEMPENHO DE GESTÃO AMBIENTAL EM UM HOSPITAL NA CIDADE DE FORTALEZA-CE
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Antônia Claudimar Araújo
Universidade de Fortaleza - UNIFOR - Unifor
2 - Kamila Pereira Lins
Universidade de Fortaleza - UNIFOR - Engenharia Mecânica Responsável pela submissão

Reumo

A crescente relevância atribuída às causas ambientais nas últimas décadas vem impulsionando as empresas principalmente do setor hospitalar a adotar estratégias relacionadas ao seu desempenho ambiental, com intuito de avaliar seus resultados de gestão sobre os aspectos ambientais. O setor hospitalar é um dos ramos de atividades econômicas que pode gerar potenciais impactos ambientais. É notório os esforços empreendidos, para desenvolver novas tecnologias e ferramentas de controle para amenizar os impactos causados ao meio ambiente, como incentivo a implementação de Sistemas de Gestão Ambiental.
Acredita-se que a Avaliação da Maturidade, bem como as recomendações a serem feitas por meio da avaliação da maturidade da gestão ambiental, para serem realizadas no hospital em estudo, servirão como princípios para auxiliar na futura implementação de um Sistema de Gestão Ambiental guiado pela ABNT NBR ISO 14001:2015 e contribuirá para a sustentabilidade. Portanto, o objetivo deste trabalho é realizar uma avaliação com o propósito de mensurar em que grau de maturidade ambiental o hospital se encontra para implementação do sistema de gestão ambiental baseado na norma ABNT NBR ISO 14001:2015.
De acordo com (ABNT, 2015) um sistema de Gestão Ambiental se baseia no ciclo PDCA, que fornece um processo iterativo utilizado pelas organizações para alcançar a melhoria contínua. Plan: estabelecer os objetivos ambientais e os processos necessários para entregar resultados de acordo com a Política Ambiental da organização. DO: implementar os processos conforme planejado. Check: monitorar e medir os processos em relação à política ambiental, incluindo seus compromissos, objetivos ambientais e critérios operacionais, e reportar os resultados. Act): tomar ações para melhoria contínua.
A empresa em estudo é um hospital privado da cidade de Fortaleza, Estado do Ceará, está no Ranking de Melhores Hospitais do País, e possui acreditação internacional. Para realizar a Avaliação do Nível de Maturidade do SGA foi realizado um questionário de 55 questões fechadas de múltipla escolha, com graduação para respostas de preferências com indicador de critério referente ao nível de relevância atribuída para o escopo pela alta gestão. Após a coleta das respostas ao questionário atribuídas ao SGA foi obtido o somatório do valor final dos critérios para calcular o nível de maturidade.
O resultado de 3,89 encontrado, caracteriza que a empresa está caminhando para o total atendimento dos requisitos da Norma ABNT NBR ISO 14001:2015. O valor máximo do grau de maturidade para ser atingido na análise seria o 5, em um cenário em que a empresa teria um sistema de gestão ambiental em total conformidade com os requisitos da norma. E o desvio padrão encontrado foi de 1,03.
Com base nos resultados obtidos, verificou-se que a empresa apresenta médio de maturidade ambiental advindo das boas práticas realizadas, porém algumas ações ainda acontecem de forma pontual ou pulverizada e entende-se que é necessário a atuação sistêmica para melhor potencialização das ações. Portanto, conclui-se que esta pesquisa com entendimento que os resultados mensurados para maturidade e desempenho ambiental do hospital poderão contribuir para a implantação de sistema de gestão ambiental norteado pela Norma ABNT NBR ISO 14001:2015, e assim alcançar a almejada certificação.
ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ISO 14001: Sistemas de gestão ambiental — Requisitos com orientações para uso. Rio de Janeiro, 2015. FERREIRA, Marco Antônio. Maturidade em gestão ambiental e adoção de práticas de Green Supply Chain Management: proposta de um frameworkintegrador à luz da análise de múltiplos casos em cadeias de alto impacto ambiental. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2014. SAFATLE, Amália. De espírito presente. Adiante: Inovação para Sustentabilidade. São Paulo: FGV-CES, n. 8, ago. 2006b.